Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

Entender o funcionamento do processo de planejamento, execução do Orçamento.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a Administração Pública e administração dos valores dessa administração.

Identificar e explicar o funcionamento da Administração Financeira do Estado.

Público-Alvo:

Servidores Públicos e demais interessados no tema.

Professor: Valmir Leôncio da Silva

Carga Horária:

Local:

Av. Professor Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino - Sao Paulo - SP

Método de Avaliação:

Prova objetiva

Referências:

BRASIL, Lei nº 101/00 - Lei de Responsabilidade Fiscal- - (Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências)

BRASIL, Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicado à União, ao estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: 6ª, para utilização no exercício de 2015.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 40ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2014.

NÓBREGA, Livânia Tavares. Direito Financeiro. São Paulo: Fortium, 2005

SILVA, Valmir Leôncio da Silva. A Nova Contabilidade Aplicada ao setor Público. 3ª ed. São Paulo: Atlas: 2014.

Conteúdo Programático por Aulas

- Estágios da Receita e da Despesa

- Créditos Adicionais

0 # SILVANA M PACHECO 27-07-2015 22:45
Me interesso pelo curso de Administração Financeira e Orçamentária, pois trabalho como Diretora de Planejamento na DRE Penha
0 # Escola de Contas 28-07-2015 18:21
Boa tarde,
Agradecemos seu interesse e informamos que, para este semestre, ainda não temos prevista a realização de turmas para este curso.
Acompanhe a abertura de inscrições pelo link http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-presenciais-agendados
0 # Flavia 16-09-2015 21:55
Olá,
Gostaria de ser comunicada assim que o curso estiver disponível, pois trabalho na prefeitura na área de finanças. Existe previsão de quando começará as inscrições ou, pelo menos, uma previsão de quando ele vai ser ministrado novamente?

Obrigada,
Flávia de Almeida Souza.
0 # Escola de Contas 27-10-2015 11:31
Bom dia,
Para este semestre, não temos prevista a realização de turmas para este curso. Acompanhe a abertura da divulgação da grade de cursos para 2016 pelo link http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-presenciais-agendados
0 # Anderson Daniel 26-10-2015 20:58
Sou Analista de Sistemas e Professor de Matemática candidato ao cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental para a Prefeitura de São Paulo e gostaria de receber um informativo sobre a realização deste curso.
0 # Escola de Contas 27-10-2015 11:30
Bom dia,
0 # Alexandra 15-12-2015 11:46
Olá boa tarde me interesso pelo curso de administração para poder me especializar e entrar no mercado de trabalho gostaria de saber como faço para efetivar a matrícula no curso....grata pela atenção
0 # Rosana Nunes 09-06-2016 13:40
Duas pessoas do meu serviço (Secretaria de Educação de Franco da Rocha) se inscreveram para o curso: AFO - Administração Financeira e Orçamentária. Estou tentando me inscrever e não consigo.
0 # Rosana Nunes 09-06-2016 13:41
Me interesso pelo curso AFO - Administração Financeira e Orçamentária, porém não encontro o link para a inscrição. Já foi finalizada?
0 # Escola de Contas 09-06-2016 17:00
Boa tarde, Rosana.

Agradecemos o contato. O curso está com as inscrições esgotadas.

0 # Jacqueline 12-09-2016 13:12
Boa tarde! Gostaria de saber se existe previsão de abertura de novas turmas para este curso (AFO).
0 # Escola de Contas 12-09-2016 14:54
Boa tarde, Jaqueline!

Para este semestre, não temos prevista a realização de turmas para este curso. Acompanhe a abertura de novas turmas pelo link http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas

0 # SHEILA BELO 26-03-2017 12:07
Me interesso pelo curso de Administração Financeira e Orçamentária, qdo haverá inscrições novamente?
0 # Escola de Contas 18-04-2017 14:07
Boa tarde, Sheila.

Agradecemos o contato. Não temos prevista a abertura de novas turmas para esse curso. Por gentileza, acompanhe as inscrições para outros cursos no site da Escola

0 # SANDRA M.OKAZAKI 07-03-2018 09:19
gostaria de saber quando se iniciará o curso e os horários.
0 # Escola de Contas 07-03-2018 09:57
Bom dia, Sandra.

Agradecemos o contato. Não há previsão no planejamento para esse curso nesse semestre.
Por gentileza, acompanhe a abertura de inscrições dos cursos em http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas

0 # jose 28-03-2018 14:03
Olá professor gostaria de saber como faço para participar desenvolvimento curso ?
Obrigado pela atenção! .
0 # WELLINGTON COSTA DOS 19-06-2019 23:18
Olá, sou servidor público e estudante do curso superior em Gestão Pública, com formação prevista para Dezembro 2019, e me interessei bastante pelo curso e área de atuação!

Gostaria de, se possível, ser informado sobre a abertura de turmas futuras e qual a forma de inscrição!

Att,

Wellington Costa dos Santos
(11)9.8819-3159
0 # Escola de Contas 24-06-2019 10:33
Bom dia, Wellington

Agradecemos o contato. As turmas para o próximo semestre estão em fase de planejamento.
As inscrições deverão ser feitas pelo site da Escola.
Por gentileza, acompanhe em nosso site a abertura de novas turmas em https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas

0 # LUCIANO SANTOS LOPES 30-09-2019 11:44
Fiz a inscrição no curso: A. F. O - Administração Financeira e Orçamentária, que iniciará nesta Terça-feira 01 Outubro 2019 e terminará em 26 Novembro 2019. E não consigo visualizar a lista de inscritos. Gostaria de saber se minha inscrição foi efetiva.
0 # Escola de Contas 30-09-2019 15:14
Boa tarde, Luciano

Agradecemos o contato.
A lista de inscritos está publicada no DO de 28/9/2019, pag. 124, e será publicada em breve no site da Escola na página do curso.
Informamos que sua inscrição não está efetuada para esse curso.