Comunicação, 16/05/2024

O Programa Encontros Plurais, realizado no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, recebeu, na quinta-feira (16/05), o jornalista Bruno Paes Manso, para uma entrevista sobre um assunto atual e inquietante: a violência que representa séria ameaça à democracia no Brasil.

bruno angelica 2

Como cientista político e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Paes Manso tem se dedicado a estudar em profundidade as diversas manifestações da criminalidade que afeta toda a população, especialmente as camadas mais desassistidas da sociedade.

Com base em seus estudos, ele considera que a violência é identificada como um problema complexo e estrutural, que se manifesta na sociedade brasileira das mais diferentes formas, estando presente no cotidiano das pessoas, nos vários níveis da estrutura social e que penetra até nas próprias instituições de Estado, pela característica de ser cada vez mais organizada.

Diante de uma plateia atenta e interessada no tema, Bruno Paes Manso teve a oportunidade de elaborar reflexões sobre as diversas dimensões que a violência sistêmica adquiriu no país, ao mesmo tempo em que destacou eventuais meios para enfrentá-la, alertando para a ameaça que a criminalidade pode representar para as instituições públicas e para o próprio Estado Democrático de Direito.

Como resultado de seus intensos trabalhos de pesquisa de campo, o jornalista Bruno Paes Manso publicou os livros “A Repúblicas das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro” e “A Fé e o Fuzil: Crime e Religião no Brasil do Século XXI”. O primeiro trata das disputas territoriais entre as milícias no Rio de Janeiro, enquanto que a segunda obra, lançada mais recentemente, desconstrói estigmas ligados a novas denominações evangélicas, mostrando como o crescimento desses grupos responde a anseios de uma população exposta a todo tipo de violência. Esse livro foi escrito a partir de depoimentos de criminosos arrependidos, que tiveram a vida transformada pelo contato com a religião.

A entrevista ao vivo com Bruno Paes Manso teve a condução da jornalista Angélica Fernandes, coordenadora do GT Gênero do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP, e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. O evento também se destacou pela grande quantidade de questões que foram formuladas pelos participantes presentes no auditório e pelo chat das redes sociais.

Esta edição do Programa Encontros Plurais foi transmitida pelo canal da EGC no Youtube.

Confira a íntegra da entrevista.

angelica brunoA jornalista Angélica Fernandes, apresentadora do programa, e
o pesquisador Bruno Paes Manso

bruno mansoBruno Paes Manso tratou das diversas formas de violência presentes na sociedade atual

angelicaAngélica Fernandes explorou os temas tratados nos diversos livros do entrevistado