*BENICIO, Suelem Lima

Thomas R. Dye (2005) apresentando de forma breve as características de nove modelos de análise de políticas públicas e traz algumas definições importantes para aqueles que analisam políticas públicas e precisam definir o modelo de análise que irá seguir. Dye pontua que todo modelo é uma simplificação da realidade, ou seja, nenhum modelo dará conta de abarcar em sua análise a complexidade com a qual as coisas acontecem no mundo real em todas as suas perspectivas. Todo modelo é um ponto de vista sobre a realidade a partir de uma perspectiva bastante específica. Os modelos não competem entre si, mas eles devem ser mobilizados de acordo com o aspecto da política pública que deseja analisar.

*Mariana Uyeda Ogawa

Em março deste ano a imprensa mundial divulgou o escândalo envolvendo as empresas Facebook e Cambridge Analytica (empresa inglesa de análise de dados). Os dados pessoais de 87 milhões de perfis de usuários do Facebook nos Estados Unidos e Reino Unido foram utilizados indevidamente pela Cambridge Analytica nas campanhas presidencial americana e Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), em 2016.

*Eliana Verdade

Com a significativa expansão do modelo de governança pelo país, encontra-se variação bastante importante no padrão de Contrato de Gestão adotado, tanto ao nível no conteúdo quanto na modelagem da peça jurídica que formaliza a parceria. Entretanto, diante de tanta variabilidade, o objeto do contrato segue mais ou menos perene.

*Mariana Uyeda Ogawa

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e foi criado em 1818 por Dom João VI, na cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente localizava-se no Campo de Santana (no centro da cidade). A partir de 1892, foi transferido para o Palácio de São Cristóvão, situado no Parque da Quinta da Boa Vista (zona norte da cidade).

*Marisa Moura Verdade

Recentemente, três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, alunos do nível médio de renomados colégios particulares da cidade de São Paulo, cometeram suicídio. Quando a notícia repercutiu nas redes sociais surgiram comentários sobre suicídios de alunos de outras escolas, não confirmados. Boatos sobre jogos e aplicativos associados a mortes de adolescentes alarmaram ainda mais famílias e educadores. Alunos de diferentes escolas levaram a notícia dos suicídios para as salas de aula, compartilhando seus sentimentos e a necessidade de conversar sobre perdas e luto. Psicólogos especializados na prevenção do suicídio foram contratados por colégios interessados em reavaliar o tratamento dado aos problemas da morte, das perdas e do luto. Estamos diante de fatos obscuros e traumáticos, que a cultura contemporânea prefere silenciar.