O docente da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), Silvio Gabriel Serrano Nunes, juntamente com os professores Julio de Souza Comparini e Georghio Alessandro Tomelin, é coautor do artigo “Democracia e opinião pública em Platão”. O estudo está publicado na revista Cadernos de Ética e Filosofia Política, vinculada ao programa de pós-graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

cadernos etica filosofia politica

O artigo examina alguns dos debates socrático-platônicos sobre a opinião pública e seu impacto político, particularmente para a democracia, que depende da noção de liberdade.

Depois de entender o avanço da visão de Platão acerca do problema da opinião, notadamente no que diz respeito à oposição entre doxa (opinião) e episteme (verdade), discute-se a visão do autor sobre o regime que dá poder ao demos (povo) e, ao final, que tipo de aprendizado se pode daí extrair para as democracias contemporâneas.

Confira aqui a íntegra do artigo.