Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

*Daniel Moral

A palavra em Inglês que nos remete ao ato de trabalhar em conjunto carrega em si um significado muito maior. Para mim coworking pode ser considerado uma revolução no modo de trabalhar.

O termo nasceu nos EUA em 2005 quando um programador abriu as portas do seu escritório para que outras pessoas pudessem trabalhar lá. Com isso ele esperou agregar aos seus projetos novas visões e ideias e foi o que aconteceu.

No Brasil os locais começaram a aparecer anos depois e atualmente estão em crescimento rápido. Segundo o último Censo Coworking Brasil, só de 2016 para 2017 o crescimento foi de volumosos 114% no setor, um valor muito significativo. Prova disso é a recente entrada de grandes players mundiais, que já se instalaram em São Paulo e causaram um grande movimento no mercado.

Mas o que é Coworking?

Muito além de espaços com mesas e cadeiras com decoração moderna, o conceito segue adiante. Coworking são pessoas e conexões em um local que proporcione esta interatividade. Imagine você trabalhar em um local em que várias empresas de diferentes setores compartilham recursos, áreas comuns e eventos, fazendo valer o conceito da economia compartilhada em sua plenitude, trocando experiências e muitas vezes fazendo negócios entre si. Este é o grande valor agregado aos espaços, além claro da redução de custos.

Em um espaço de coworking é possível se inserir no ecossistema empreendedor local, além de contar com salas, mesas e infraestrutura montada para seu negócio, bastando pagar uma mensalidade para usufruir. A partir daí é possível buscar novas tecnologias e parcerias para o seu próprio negócio no local.

Grandes empresas já perceberam este valor e estão produzindo um grande movimento de migração para os escritórios compartilhados, esperando com isso gerar inovação e se inserirem neste mercado que inspira inovação e já mostrou que chegou pra ficar.


 

*Daniel Moral é formado em Processamento de Dados com MBA em Gestão de Negócios na FGV. Empreendedor social, é idealizador dos projetos: Bike Tour SP, Eureka Coworking, Revista CHK e Bike Ajuda.


Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!