Por André Galindo da Costa

Nesta 3ª feira, dia 8 de agosto, aconteceu no auditório da Escola de Contas a "Aula Magna" dos Cursos de Pós-Graduação iniciados neste mês.

c

Os novos alunos foram apresentados aos professores e recebidos pelo professor e coordenador de Pós-Graduação da Escola de Contas André Galindo da Costa.

g

A apresentação da Escola foi realizada pelo Diretor-Presidente da EC Jessé Souza.

Coube ao conselheiro dirigente da Escola de Contas, o conselheiro corregedor João Antonio proferir a Aula Magna, com o tema "Estado de Direitos Fundamentais".

j

O tema exposto foi "Estado de Direitos Fundamentais". O Conselheiro abordou a evolução dos paradigmas do Estado de direito, e como o ente estatal deve perseguir seu objetivo principal, que é o desenvolvimento integral da pessoa humana. Nesse desafio o acesso e a popularização do conhecimento torna-se um meio importante para a construção da democracia. Também tratou sobre as evoluções atuais que tem sofrido a nossa sociedade. O acesso à tecnologia da informação permite uma maior publicização das ações do Estado e horizontalização das relações sociais. Isso faz com que o futuro do controle externo esteja intimamente associado à promoção do controle social. Um dos mecanismos legais que existe hoje e que permite perseguir esse propósito são os conselhos de direito. A Escola de Contas tem tido um importante protagonismo na formação e treinamento de agentes públicos e membros da sociedade em torno de temas relevantes para o Estado e a sociedade brasileira.