Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa

Para oferecer uma análise mais ampla sobre o tema desenvolvimento econômico, muitas vezes associado ao crescimento econômico, e da ligação imediata dos períodos de recessão aos obstáculos de natureza fiscal, o economista Paulo Kliass* apresenta a palestra “Crise Fiscal e Desenvolvimento Econômico”, dia 04/04, das 9h às 12h, na Escola de Contas.


A explanação passa por aspectos da econômica brasileira, após a pior recessão de sua história, entre 2014 e 2016, destacando como a política de austeridade e juros elevados auxiliou o quadro de estagnação. “O descontrole nas contas públicas não foi o único responsável pela desaceleração do crescimento econômico como se imagina, a austeridade e os juros elevados foram determinantes”, explica o especialista.


Na mesma linha, o economista demonstra como o aumento de receitas pode ser uma opção ponderada para o equilíbrio das contas públicas a médio e longo prazos. “Os Estados Unidos e a União Europeia, por exemplo, saíram da armadilha da recessão de 2008 e 2009 com uma expansão do gasto público e do déficit nas contas do Estado. Porque a solução está no crescimento da economia, com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB). Um pouco de déficit no curto prazo não deve ser demonizado”, ressalta Kliass.


A recorrente simplificação do controle dos gastos públicos num comparativo entre finanças do Estado e contas domésticas também estará no roteiro do palestrante. “A ideia de que não se deve gastar mais do que ganha pode até valer para as finanças do indivíduo ou da família, porém quando se trata de um Estado, a analogia não cabe. O Estado pode emitir títulos da dívida pública, recolher recursos da sociedade e ter o monopólio da cobrança de impostos sobre os cidadãos e empresas e de emissão da moeda nacional, por exemplo. São instrumentos de política econômica que lhe conferem autonomia. No limite, Estados não falem”, enfatiza Kliass.


Serviço: Palestra "Crise Fiscal e Desenvolvimento Econômico”.
Data: 04/04/19, das 9h às 12h.
Local: Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino.

Inscrição gratuita.

 

*Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e doutor em Economia pela Universidade de Paris 10.

 

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!