Palestra: Crise Fiscal e Desenvolvimento Econômico
Quinta-feira 04 Abril 2019, 09:00 - 12:00

OBJETIVO:
A palestra tem por objetivo trazer esse conjunto de aspectos relativos ao debate da crise fiscal e do desenvolvimento econômico, de forma a oferecer ao público as informações e as análises necessárias para um esclarecimento a respeito de tema tão relevante.


JUSTIFICATIVA:

O tema do desenvolvimento econômico normalmente é confundido com uma versão mais reduzida da evolução e do progresso social, uma vez que as editorias dos grandes meios de comunicação se contentam com a divulgação das informações relativas ao crescimento econômico. Assim, o primeiro passo para abordar o debate seria promover a necessária diferenciação entre ambos os conceitos.

De uma forma mais geral, a perspectiva do crescimento é mais limitada e inclui apenas o aumento nos índices quantitativos de mensurações como o Produto Interno Bruto (PIB) ou de seus componentes, a exemplo da indústria, agricultura, comércio ou serviços. Já o enfoque do desenvolvimento procura oferecer uma avaliação mais ampla do fenômeno, incluindo variáveis como a distribuição de renda (e mesmo da riqueza) e a qualidade vida.

De qualquer maneira, uma condição básica para as duas formas de análise reside na obtenção de elevação das condições econômicas e produtivas em uma sociedade, duramente um certo período de tempo. Sem crescimento não há desenvolvimento. No entanto, para se chegar a padrões de desenvolvimento é necessário que haja outros processos além do mero crescimento, a exemplo da melhoria no PIB/per capita, do aperfeiçoamento no acesso e na qualidade de serviços como educação, saúde, previdência, saneamento, transportes e outros.

Porém, a narrativa do establishment justifica a ausência até mesmo do mero crescimento, nos tempos atuais, em razão de um suposto obstáculo de natureza fiscal. No caso da economia brasileira mais recente, por exemplo, o ingresso na mais profunda e duradoura recessão de nossa História é creditado basicamente ao descontrole nas contas públicas. Ocorre que não existe uma única interpretação a respeito da situação do (des)equilíbrio entre receitas e despesas públicas.
De toda forma, com certeza este não seria esse o único fator explicativo da desaceleração do crescimento econômico e da redução do PIB. Tampouco serve como argumento para que não sejam alcançados padrões razoáveis de desenvolvimento econômico e social. Um dos equívocos mais recorrentes reside na comparação entre as finanças de um Estado e as contas domésticas. A ideia de que não se deve gastar mais do que ganha pode até valer para as finanças do indivíduo ou da família. Mas quando se trata de um Estado, a coisa muda totalmente de figura. Estamos diante de um ente que cobra impostos, faz dívida pública, emite moeda e centraliza operações de câmbio.

Assim, faz-se necessário discutir melhor os conceitos de endividamento público e responsabilidade fiscal, sempre com a perspectiva do desenvolvimento.

PALESTRANTE: 
Paulo Kliass.
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do governo federal e doutor em Economia pela Universidade de Paris 10.


PÚBLICO ALVO:
Agentes de fiscalização, assessores e servidores do TCM, servidores do Legislativo e do Executivo municipais e demais interessados pelo tema.

 

DATA: 04 de abril de 2019
HORÁRIO: Das 9 às 12 hs.
LOCAL: Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino

 

Fazer inscrição

 

Lista de inscritos:

Nome
ADRIANO LOPES DE MEIRA
ALINE DE CAMARGO PADINHA
ALMIR DE ALMEIDA
CARLOS RICHELLE SOARES DA SILVA
CELINA DINITZEN
DANIEL DOS SANTOS
DANIELA VICENTE MENDES
DANILO ANDRÉ FUSTER
Eliana Cassiano Verdade
Fábio Kiyoshi Sakata
FABIO PEREIRA DOS SANTOS
FERNANDA FERREIRA ARAÚJO
FLAVIO DANTAS SANTOS
GILSON PIQUERAS GARCIA
GISELA COELHO NASCIMENTO
ILZâNGELA KEILA DE ALMEIDA REX LAMPARIELLO
ISAIAS PARANHA
IVAN MARTíNEZ VARGAS DE SOUZA
JACQUELINE DE SANTANA SANTOS
JEFERSON CASTRO DE ALMEIDA
JOãO MARCELO MAIOLLI RANGEL
JOãO PEDRO DE OLIVEIRA CAMPOS VOLPATO
JORGE LUIZ BABADóPULOS
JOSÉ ANIBAL GONÇAVES DE ALMEIDA
JOSE EDILBERTO FERRACINI JUNIOR
JOSE LAURINDO DE OLIVEIRA
JOSÉ PAULO PINTO FERREIRA
JOSE RODRIGUES MANO
LEONARDO CÉSAR DE CASTRO
LUCAS AUGUSTO GONTIJO
LUIS CARLOS SOARES MARTINS FILHO
LUIS EDUARDO MORIMATSU LOURENçO
LUIZ CLAUDIO MLAKER
MARCELO DE MONTALVÃO E ALPOIM LOUZAS
MARCELO GABRIEL DA SILVA
MARISTELA BRANDãO VILELA
MAURíCIO LEVY BERALDO
MAURO LUIS PIMENTEL ESMERALDINO
NATANAEL JOSE DE SOUSA
NICOLE GUIOTE DALVI RANGEL
NILTON HIDEAKI MATUZAKI
PASCUAL HERNANDEZ QUILES JR.
PATRICIA MAURO DIEZ
PAULA DE CARVALHO GUIMARÃES
RINALDO DONIZETI TEIXEIRA
Samira Saleh
Simone Nabeiro de Souza Oliveira
SUELEM LIMA BENICIO
SUSANA HANAOKA FRATE
VALÉRIA CRISTIANE FIGUEIREDO

 

 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!