Assessoria de Imprensa

Na última quinta-feira, 19/4, o geógrafo Tomás Wissenbach, mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, lecionou a aula “GeoSampa como ferramenta de georreferenciamento das Políticas Públicas” no curso de pós-graduação em Controle Social das Políticas Públicas da Escola de Contas do Município.

Na entrevista, já disponível na seção Ideias & Soluções, o geógrafo explicou a relevância da utilização da plataforma GeoSampa para a capital paulista: “A GeoSampa é uma plataforma de mapas que integra várias informações sobre a cidade e diversas fontes de informações da Prefeitura de São Paulo. Lá você tem a localização de todas escolas, UBS, árvores, topografias e todas as informações dos censos demográficos com a população. Tem muitas informações que permitem ao usuário acessar e entender melhor a cidade”.

tomas geosampa

O doutor reiterou ainda a importância de entendermos o histórico da Cidade de São Paulo e o motivo dela ter crescido de forma horizontal “Os trabalhadores estão indo morar cada vem mais longe, sem acesso ao mercado de moradia formal. As pessoas demoram duas horas para chegar ao trabalho, e perdem quase um quarto da vida útil nesse caminho”. Esse tempo perdido, segundo Tomás, significa menor qualidade de vida, além de prejudicar a economia da cidade também, já que o trabalhador, cansado devido a esse percurso, se torna menos produtivo.

Todas as bases de dados do GeoSampa estão disponíveis para download e permitem que o usuário realize uma consulta ampla e dinâmica sobre os dados de localização e cadastrais da cidade. Como exemplo, o geógrafo cita alguns dados interessantes sobre a concentração da propriedade imobiliária em São Paulo: segundo um estudo realizado pelo jornal Estado de S. Paulo, apenas 1% dos proprietários detém cerca de 45% do valor imobiliário municipal.

A expectativa então é que o GeoSampa também sirva como um instrumento para que universidades, pesquisadores e a sociedade civil possam fazer estudos que ajudem a aprimorar as políticas públicas da cidade de São Paulo.

Clique aqui para assistir a entrevista na íntegra.

Clique aqui para acessar o GeoSampa.