Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Imprensa, 27/04/2018

A Escola de Contas promoveu o II Simpósio de Contabilidade aplicada ao Setor Público, nesta quinta-feira (26). O objetivo foi reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à Contabilidade aplicada ao setor público, abordando os aspectos mais relevantes da questão. Na ocasião foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para Capacitação dos Profissionais da Contabilidade por meio da participação nos cursos ministrados  pela Escola de Contas do TCMSP.

Na parte da manhã, o simpósio contou com a fala de abertura do conselheiro presidente do TCMSP, João Antonio da Silva Filho e da presidente da CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruiz Alcazar. A mesa foi composta pela professora Joana Aparecida Barbosa Morales, contadora da Prefeitura de São Paulo e Coach Organizacional; pelo mestre Roberto de Oliveira Junior, contador da Prefeitura de Mogi Mirim; e pela contadora Renata Farias Freire de Souza, contadora da Prefeitura de São Paulo.

Joana, em sua intervenção, ressaltou o conflito de geração entre os Contabilistas, evidenciando a importância do bom relacionamento entre todas as gerações. Ela apresentou dados indicando que 75% das empresas têm problemas de conflitos entre gerações, 70% não conduzem ações para facilitar a interação entre as gerações e 42% acreditam que o maior desafio é integrar gestores da geração y.

Para a contadora, há uma acentuada diferença entre todas as gerações, o que causa um grande conflito entre elas. Os jovens da geração x viveram um período de grandes mudanças radicais, com demissões em massa. Já a geração y ingressa no mercado de trabalho com um elevado nível de especialização educacional, orgulhando-se de todas as suas conquistas e necessitando ser reconhecida. “Todos eles sonham em ser o Mark Zuckerberg, e só valorizam quem patrocine e apoie suas ideias”, afirmou Joana Morales, citando, por fim,  a geração Z, que irá trabalhar com cargos que ainda não existem no mercado de trabalho.

Roberto de Oliveira abordou a importância do Sistema de Custos para a Administração Pública, explicando como ele deve estar estruturado. “Deverá ser aplicado aqui os quatro ‘e’: economicidade, eficiência, eficácia e efetividade na defesa de questionamentos feitos pela sociedade, pelos Tribunais de Contas e até pelo Ministério Público.” Roberto também ressaltou o conceito de custeio ABC no setor público. Este surgiu para alterar a forma da soma de gastos da Prefeitura, criando um direcionamento de custos. “O custeio divide por quantidades, fazendo caminhos de atividades e relacionamentos que podem inclusive verificar o custo de uma criança em uma determinada creche”, garantiu.

Renata de Souza em sua palestra citou o processo de implementação das Normas de Contabilidade na Prefeitura de São Paulo, explicando sua dificuldade e a base conceitual que foi utilizada para que houvesse uma convergência. A contadora encerrou a sua fala citando as normas brasileiras de contabilidade (NBCS).  “As IPCs (Instruções de Procedimentos Contábeis) auxiliam na aplicação e interpretação das diretrizes, conceitos e regras contábeis, o PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público) torna possível todas as informações serem consolidadas e o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) ajuda os processos e elaborações do orçamento”.

No período da tarde, o Simpósio contou com três palestras. A primeira, “Achados Contábeis de Auditoria”, foi mediada pelo auditor de controle externo no Tribunal de Contas, o Profº Jorge Pinto de Carvalho Junior. Em sua fala, ele discorreu sobre como os Tribunais de Contas de diversos estados noticiam normas de contabilidade e auditoria financeira, falhas administrativas que levam ao desperdício de recursos públicos e sobre a qualificação de ativos e passivos em contas, tratando de superávits financeiros com embasamento na Lei 4.320, lei de caráter orçamentário que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

 “A aproximação de práticas entre a Contabilidade Pública e a Contabilidade societária” foi o tema da segunda palestra, mediada pelo Profº Me. Fredy Henrique Miller. Sendo mais experiente no ramo contabilidade societária do que no ramo público, foco do simpósio, Miller citou a importância da relação entre os dois regimes de contabilidade, falou sobre o IFRS (International Financial Reporting Standards) – normas internacionais de contabilidade – e sobre a convergência entre padrões contábeis.

A última palestra, “A Nova Lei de Finanças Públicas”, foi ministrada pelo Profº Valmir Leôncio da Silva, coordenador técnico da Escola de Contas. Na exposição ele citou que o ramo de contabilidade não tem muitas noções sobre o setor de finanças públicas, sendo importante adquirir conhecimentos referentes à esfera pública considerando um foco no setor privado. Aproveitou ainda para ressaltar a importância da Lei nº 4.320 como grande influenciadora, até hoje, das leis contábeis desde o seu nascimento, em 1964.

Como no período da manhã, o simpósio abriu para perguntas ao público após o término das palestras.

Confira o simpósio completo no Facebook da Escola de Contas

joao antonio

Presidente João Antonio fez abertura do evento

presidente crcsp marcia ruiz

Presidente da CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar

leoncio

Profº Valmir Leôncio da Silva, coordenador técnico da Escola de Contas

contadora pref joana

professora Joana Aparecida Barbosa Morales, contadora da Prefeitura de São Paulo e Coach Organizacional

roberto pref mogi mirim

Mestre Roberto de Oliveira Junior, contador da Prefeitura de Mogi Mirim

renata faria contadora pref

Renata Farias Freire de Souza, contadora da Prefeitura de São Paulo

jorge pinto auditor tcm

Profº Jorge Pinto de Carvalho Junior, auditor de controle externo no TCM

fredy

Profº Me. Fredy Henrique Miller


Comentários

0 # marcelo simoes quint 02-05-2018 09:19
Achei ótima a apresentação de todos. Muito interessante quando aplicado temas e exemplos reais nas teorias. Parabéns
0 # Escola de Contas 02-05-2018 10:47
Bom dia, Marcelo.

Agradecemos o contato e as palavras.

Atenciosamente,

Escola de Contas
0 # flavio dantas santos 02-05-2018 09:48
No meio de tantas turbulências no cenário político, percebi que o operacional do estado é dotado de pessoas qualificadas e com fortes inclinações para a transparência e zelo do erário público. Parabéns a todos Palestrantes e continue com esse desejo de faz a coisa certa.
0 # Escola de Contas 02-05-2018 10:48
Bom dia, Flávio.

Agradecemos o contato e as palavras.

Atenciosamente,

Escola de Contas
0 # Escola de Contas 03-05-2018 10:30
Agradecemos seu comentário e com certeza vamos continuar trabalhando para tornar a administração pública cada vez mais honesta e transparente.
Equipe Escola de Contas
0 # Mª JOSE DE OLIVEIRA 04-05-2018 16:54
Preciso de curso no periodo noturno, quando voces abrirão as inscrições.
Agradecido.

Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!