Assessoria de Imprensa, 23/11/2016

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo realizou o workshop “Experiência dos pacientes do serviço público”, com o objetivo de integrar e fortalecer mecanismos de utilização da voz do usuário como ferramenta de gestão. A palestra magna de abertura “O momento atual do Sistema Único da Saúde” foi ministrada pelo Dr. Gonzalo Vecina Neto.

O evento foi dividido em quatro painéis, que definiram o método do uso da experiência do paciente a partir dos aspectos de segurança, qualidade e satisfação. O primeiro painel contou com a moderação de Eliana Verdade, professora da Escola de Contas e com as apresentações da Dra. Kelly Cristina Rodrigues e do Dr. Marcelo Alves Alvarenga. O segundo painel, que abordou a maneira de mensurar a experiência do paciente, foi composto pelas palestras da professora Marisa Aquino e do Dr. Marcos Gallo, com moderação do Dr. Paulo Malafaia.

experiencia pacientes

Dois cases foram apresentados durante o terceiro painel: “ICESP – Acolhimento humanizado no Núcleo de Pesquisa Clínica”, pelos doutores Roberto Arai e Elaine Longo, e “Processo de humanização na rede básica do município de São Paulo”, pela Dra. Célia Cristina Pereira Bortoletto, com moderação da Dra. Maria Helena Sponton.

O último painel foi realizado em formato de talk show, com apresentação feita pelo Dr. Antônio Roberto Batista, assessor da Escola de Contas, e o tema “experiência do paciente em hospitais públicos sob administração direta e sob gestão contratada – desafios e próximos passos”, discutido pelos doutores Marcelo Alves Alvarenga e Kelly Cristina Rodrigues.

Médicos, enfermeiros e profissionais da Saúde, além de servidores do TCM, lotaram o auditório da Escola para a série de apresentações e debates.