O Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, em parceria com a Escola de Contas do TCM, realizou encontro para discutir os desafios da auditoria de controle externo no Brasil. O evento ocorreu no último dia 2 de junho

Assessoria de Imprensa, 10/06/2016

No evento, o presidente da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas – FENAST, Amauri Perusso (foto), compôs mesa com o subsecretário de Fiscalização e Controle do TCM, Livio Mario Fornazieri, e com o presidente do Sindilex, Marcos Alcyr.

O diretor presidente da Escola de Contas, conselheiro corregedor João Antonio, abriu os trabalhos. “Falar de controle externo é falar de desafios, porque já estamos acostumados a um modelo que ajudou no aperfeiçoamento da administração pública. Mas, quando nós associamos Estado, ordem jurídica e democracia, precisamos compreender essa profundidade. A profundidade do Estado Democrático de Direito”, disse. “A nossa jovem democracia colocar desafios para nós, agentes do Estado. O rumo do Estado brasileiro está em disputa. Ou nós entendemos isso ou seremos atropelados.”

Eles discutiram questões que envolvem os Tribunais de Contas, como as definições de competências e prerrogativas da auditoria de controle externo, razões de politica de Estado e técnicas, carreira nacional de auditoria e transparência e publicidade ativa dos relatórios de auditoria. Perusso ressaltou, ainda, o caráter dialógico que os Tribunais de Contas têm de ter com a sociedade.

A palestra foi voltada para agentes de Fiscalização, auditores e demais pessoas interessadas no tema.