Assessoria de Comunicação, 06/09/2023

Dois dias de evento na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) marcaram uma grande homenagem ao cantor, autor de mais de 200 músicas, poeta, ator e contador de histórias, João Batista Oliveira, mais conhecido como João Bá que, em 2023, completaria 91 anos de idade.

IMG 7107

No dia 31 de agosto foi inaugurada, no saguão da Escola, uma exposição fotográfica com imagens desse menestrel baiano e as capas de seus discos. Ao todo, a mostra reúne quatro banners que trazem apresentações, participações de João Bá, como a no programa "Sr. Brasil", e pessoas que marcaram sua trajetória, como Tom Zé, Chico César, Pena Branca e Hermeto Paschoal.

Aberta a exposição, o evento seguiu com o documentário “Carrossel da Imaginação”, do cineasta Mário de Almeida, gravado no Instituto Juca de Cultura (IJC), em São Paulo, o qual reuniu amigos para compartilhar as histórias, as músicas, as poesias e parte da obra de João Bá.

Entre os amigos e amigas, estava a cantora e produtora de João Bá, Nanah Correia, que junto do assessor da EGC, Sebastião Nascimento, e do fundador do IJC, Paulo Nunes, debateram a obra com o diretor, Mário de Almeida, após a exibição.

Mário comentou sobre sua antiga vontade de filmar João Bá e do papel do amigo, o violeiro, Levi Ramiro, na iniciativa. O tocador de violas e percussões, João Arruda, foi também de essencial contribuição. "Estava todo mundo ali. A Nanah conseguiu organizar para que todos os parceiros de João Bá estivessem ali. A hora que a gente viu, já tinha enchido aquela sala. O Paulão tinha feito a comida e fomos filmando o que estava acontecendo de uma forma absolutamente espontânea, verdadeira. As coisas estavam acontecendo sem parar e é isso que deixou a experiência tão viva, tão interessante", declarou o diretor sobre esse registro de sarau, o produto do documentário.

Vale ressaltar que a construção da sequência de músicas, que deu origem ao filme, foi organizada em função das pessoas que aceitaram o convite ou que estavam disponíveis no dia da gravação.

De forma figurada, Paulo Nunes brincou que no IJC fazem essa "reunião” e esse "filme" todo final de semana, há 11 anos. "Nesse a gente teve a sorte do Mário filmar e fazer a edição. [...] Esse lugar existe para isso e, por incrível que pareça, tinha 52 pessoas ali. Durou três horas só o show. As entrevistas duraram mais três. O grande milagre do filme é esse: o espaço acústico, além de muito pequeno, e filmar nessas condições é muito difícil", lembrou o fundador do IJC – que é definido por mestre Dinho como "o menor teatro do mundo".

Sobre o começo da carreira de João Bá, Nanah contou que o músico vendia um papel escrito: "Quando ficar pronto, você tem direito a um Carrancas, um LP [Long Play]". "Quando o Carrancas ficou pronto, a gente ganhou o LP. Nós temos, eu tenho e o meu nome está lá [apontou para uma lista]. Há uma lista com um milhão de nomes que ajudaram a financiar o primeiro disco dele. Depois o Carrancas virou um CD", explicou Nanah sobre o processo.

O resultado da trajetória pôde ser visto no dia 1º de setembro, no show em homenagem a João Bá. Com músicas de quem se dedicava a cantar a natureza como se partisse dela, em versos da mais pura poesia, Levi Ramiro, Nanah Correia, João Arruda e Edu Guimarães dividiram o palco com o Coral da Oficina de Canto da Casa da Gioconda e com o Coral do TCMSP, ambos regidos pelo maestro William Guedes, para contar e entoar João Bá.

Entre as várias músicas do show estão "Canto dos Ipês-amarelos"; "Candeia"; "Amigo folharal"; "Rede de varanda"; "Madeira encarnada"; "Bicho-da-seda"; "Menino da roça"; "Ladainha de Canudos"; "Reforma agrária dos Anuns" e "O menino e o mar".

O espetáculo pode ser conferido pelo canal da EGC no YouTube. Acesse aqui:

IMG 6899Exposição com apresentações e pessoas importantesna trajetória de João Bá segue no hall da EGC

IMG 6945Cineasta Mário de Almeida, diretor do documentário “Carrossel da Imaginação”

IMG 6916Nanah Correia, cantora e produtora de João Bá

IMG 6927Sebastião Nascimento, assessor da EGC

IMG 6929Paulo Nunes, fundador do Instituto Juca de Cultura (IJC)

IMG 6980

IMG 6990Banda que acompanhou João Bá se juntou ao Coral da Oficina de
Canto da Casa da Gioconda e ao Coral do TCMSP

IMG 7007Nanah Correia na voz

IMG 7023Levi Ramiro, violeiro e artesão

IMG 7032João Arruda, cantor, toca violas e percussões