Seminário: 1968, A CONTESTAÇÃO NECESSÁRIA
Terça-feira 02 Outubro 2018, 14:00 - 17:00

Justificativa e Objetivo: Em maio de 1968, em plena Guerra Fria, estudantes franceses iniciam em Paris protestos contestando a ordem vigente naquele país. O movimento logo mobilizou também jovens em outras partes do planeta, entre eles Estados Unidos, México, Tchecoslováquia e Brasil. No nosso país, os estudantes foram para as ruas em protesto contra a ditadura militar. Nos confrontos com a polícia vários estudantes foram presos, torturados e até mortos pelos órgãos de repressão. Mas os movimentos de 68 não ficaram restritos aos protestos políticos. Tiveram uma enorme repercussão na produção cultural, na luta contra o racismo e na libertação feminina. 1968 trouxe mudanças importantes que vão marcar também os costumes no século 21.

Público Alvo: Auditores, Procuradores, Secretários Municipais, Servidores do Legislativo e do Executivo Municipais, Professores e demais interessados pelo tema.

Data: 2 de outubro de 2.018
Horário: Das 14 às 17 horas
Local: Auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo - Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino.

Fazer inscrição

Palestrantes

Silvio Tendler - Um dos mais premiados cineastas do país. Sua obra é composta por mais de setenta filmes e uma dezena de séries para TV. Tendler se formou na França, onde teve grandes mestres como Jean Rouch. Silvio Tendler foi presidente da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro e contribuiu para consolidar a Fundação do Novo Cinema Latino-americano. Foi ainda coordenador de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul na Unesco. São dele três das maiores bilheterias de documentários brasileiros. Os anos JK- Uma trajetória política teve oitocentos mil espectadores em 1980. A biografia Jango, de 1984, foi vista por um milhão de pessoas e coincidiu com o período das Diretas Já . E com O Mundo Mágico dos Trapalhões ele levou um milhão e oitocentos mil espectadores às salas de cinema. Sempre acompanhando seu tempo, a maioria de seus setenta filmes está disponível gratuitamente online.

Silvana de Souza Ramos - Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Anderson Aparecido Lima da Silva - É formado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em filosofia pela USP (2013). Atualmente, é doutorando em filosofia pela USP.