Quinta-feira 21 Setembro 2017, 09:00 - 12:00

Objetivo: Promover o debate sobre os Aspectos Legais quando da Licitação e Contratação de obras públicas (empreendimentos) com Projetos em BIM, com argumentos técnicos que garantam a isonomia do certame e minimize a influência do monopólio de formatos proprietários e consequentemente os riscos possíveis de impugnações em Editais de Concorrência.

Público-Alvo: Gestores Públicos, Chefes de Gabinete, Assessores técnicos, Procuradores, Advogados, Arquitetos, Engenheiros, Servidores Públicos, bem como Acadêmicos e representantes dos diversos setores, mesmo que privados, interessados no tema.

Organizador: Engº JOSÉ ROBERTO MASTROENI– Auditor de Controle Externo do TCMSP.

Data: 21/09/2017 – Quinta-Feira

Programação:

8h30– 9h – Recepção

9h10–Tema 1: ASPECTOS LEGAIS–CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS CIVIS.

• O direito e a importância da livre concorrência e da livre escolha de plataforma.
  • O principio da Isonomia em Licitações - BIM como viabilizador da liberdade de escolha.
  • Argumentos técnicos, o monopólio de formatos proprietários e seus riscos.

Expositor Dr. PAULO BRANCHER: Livre-docente, professor em Direito Comercial pela PUC/SP. Sócio de Azevedo Sette Advogados; Ex-presidente da Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações (ABDTIC); Membro da International Technology Law Association, onde coordena o Comitê de América do Sul; Atua há 20 anos no aconselhamento de empresas nacionais e internacionais na área de tecnologia.

Moderadora: Dra. CHRISTIANNE STROPPA - Advogada, Mestre, Doutoranda e Professora de Direito Administrativo na PUC/SP e Assessora Jurídica de Controle Externo no TCM/SP.

10h – Perguntas ao expositor

10h30 – Intervalo

10h45 – Tema 2: DESAFIOS - IMPLEMENTAÇÃO SISTEMA BIM NA CPTM (Caso real de contratação em BIM de Projetos e Obras públicas).

Expositor: EDUARDO TAVARES DE LIMA: Chefe de Depto. de Consistência e Inovação de Projetos na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Engenheiro de Produção, Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV), Certificado PMP - Project Management Professional, Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos. Atuou na implantação da Linha 13 (Jade da CPTM) e Coordena a implantação, padronização BIM - Building Information Modeling na CPTM.

Moderador: Dr. PEDRO BADRA.CRK - Engenheiro Civil, Diretor Técnico do SBD- Sistema Badra de Dados e Associados – Consultoria na elaboração de orçamentos com o uso da informática; Notório Saber em Engenharia de Custos.

11h20– Perguntas ao expositor

12h – Encerramento

Serviço: Workshop sobre "Inovação da Contratação com Projetos em BIM de Serviços e Obras Públicas

Local: Auditório da Escola de Contas. Av. Professor Ascendino Reis, nº 1130 – Vila Clementino – São Paulo/SP.

Data: 21/09/2017 – Quinta-Feira

Horário: 9h às 12h

Inscrição gratuita. Vagas limitadas.

Inscrições encerradas

TARCISIO HUGO NERIS
TATIANA MOTA DOS SANTOS
TIAGO CRIPA ALVIM

Terá direito a receber o certificado de participação apenas os inscritos através do site.