Encontros na Escola de Contas: A greve de 1917 – os trabalhadores entram em cena
Quinta-feira 20 Julho 2017, 16:00 - 18:00

José Luiz Del Roio, ao vivo, pelo Facebook no “Encontros” na Escola de Contas (TCMSP)

Participantes do Encontros na Escola de Contas:
ANA FLAVIA ALVES DE OLIVEIRA
VALMIR ALVES DA SILVA
VICENTE ADAIR BOTELHO JUNIOR
VIVIANE GOMES DA SILVA MELO

Um protesto iniciado em uma tecelagem, no bairro paulistano da Mooca, há um século, marcou definitivamente a luta dos trabalhadores em nosso país. As condições de vida eram tremendamente precárias. Não havia leis trabalhistas, não havia garantias para as mulheres e o trabalho infantil era regra, por ser mais barato e mais fácil de controlar.

Numa conjuntura de guerra, crise econômica e carestia, a inquietação localizada se espalhou. O patronato respondeu com os argumentos de sempre: pau, bala e demissões. Mas, daquela vez, a agressão não funcionou. A revolta se espalhou por outras fábricas e pelo comércio. Quando os bondes pararam, São Paulo parou junto. Multidões tomaram as ruas, em cenas inéditas até então.

Nem mesmo a brutalidade oficial deteve aquela gente munida de impulsos terríveis: o desejo de matar fome, ter teto e contar com condições para criar os filhos. A pressão das ruas foi tamanha que os ricos tiveram de ceder. A demanda por salários e melhores condições de vida e trabalho acaba espetacularmente vitoriosa.

José Luiz Del Roio, Foi Senador na Itália e membro da Assembleia Parlamentar da Europa em Estrasburgo. Militante político desde a juventude e dirigente do PCB, no ano de 1960, foi um dos fundadores, juntamente com Carlos Marighella da Ação Libertadora Nacional, organização dedicada à luta armada. No exílio viveu em Cuba, Peru, Chile e Itália. Atualmente transita entre Milão e São Paulo, e segue em atividade política.

20 de julho
das 16 às 18h

Local: Escola Superior de Gestão e Contas Públicas  Conselheiro Eurípedes Sales
Av. Professor Ascendino Reis, nº 1130 – Vila Clementino – São Paulo/SP.

Inscrições gratuitas
Transmissão ao vivo: www.facebook.com/escoladecontas

“Só terá direito ao certificado de participação os inscritos pelo site”.

Fazer inscrição