WORKSHOP DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Quinta-feira 09 Novembro 2023, 15:00 - 17:00

O evento buscará discutir a importância da disponibilização de dados de qualidade para a sociedade. Os órgãos públicos disponibilizam atualmente a maior quantidade de dados abertos aos cidadãos, sendo a Prefeitura de São Paulo um importante órgão que viabilizar informações, muito delas atualizadas. Também serão debatidas abordagens da inteligência artificial nas análises de dados urbanos.

Neste evento, serão abordados os seguintes temas:
(1) Transparência, Dados Abertos e LGPD na Prefeitura de São Paulo
(2) Geosampa – o Portal de mapas oficial da Cidade de São Paulo e infraestrutura municipal de dados geográficos
(3) Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas na análise de Políticas Públicas, uma realidade próxima?
(4) Inteligência Artificial e Conectividade

Data: 09/11/2023

Horário: 15h às 17h

Modalidade: Presencial e também será transmitido pelo YouTube da Escola.
Local: Auditório da Escola de Gestão e Contas do TCMSP. Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino - São Paulo -SP

Público-alvo:

• Gestores
  • Servidores
  • Encarregados de dados
  • Estudantes e pesquisadores de gestão pública
  • Estudantes e pesquisadores de transparência pública
  • Estudantes e pesquisadores de ciência de dados
  • Estudantes e pesquisadores de arquitetura e urbanismo

Abertura: Conselheiro João Antonio

PALESTRANTES:

daniel falcao Daniel Falcão
Controlador Geral do Município de São Paulo. Professor universitário, advogado e cientista social. Doutor e Mestre e em Direito do Estado e Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Pós-graduado (Especialização) em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Autor e coautor de obras e artigos, como o livro “Direito eleitoral digital”. Foi Professor de Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atualmente é Controlador Geral do Município de São Paulo, Encarregado pela Proteção de Dados Pessoais da PMSP e Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação "lato sensu" do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

silvio cesar Silvio Cesar Lima Ribeiro
Coordenador da GEOINFO/SMUL – Coordenadoria de Produção e Análise de Informação da Secretaria Municipal de Urbanismo e de Licenciamento. Engenheiro Agrimensor (UFV, 1990), mestre em Geoprocessamento (POLI-USP, 1995), doutor em Cartografia Digital (POLI-USP, 2019). Servidor efetivo na PMSP desde 1991. Experiência docente em cursos de graduação (Engenharias, Oceanografia, Tecnologia Ambiental) de 1997 a 2013. Atua principalmente nos temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital e sensoriamento remoto.

manuella maia Manuella Maia Ribeiro
Doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Analista de informações do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), onde coordena a pesquisa TIC Governo Eletrônico.

fernando berssanetiFernando Berssaneti
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). É Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador do PPGEP-EPUSP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade.

Mediação:
harmi takiya Harmi Takiya
Geóloga, Coordenadora Adjunta do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Assessora Técnica do Gabinete do Conselheiro João Antonio do TCMSP. Mestre e Doutora pelo Instituto de Geociências (USP). Pós-doutorado em dados abertos governamentais pela Escola Politécnica (USP). Foi Subprefeita da Mooca e de Pinheiros, e Co-Coordenadora do Atlas Ambiental do Município de São Paulo.

Fazer inscrição

logo whatsapp Siga o canal da "Escola Superior de Gestão e Contas Públicas" no WhatsApp e fique por dentro dos próximos cursos e eventos.

workshop dados abertos site