No dia 13 de maio de 2017, André Galindo da Costa, assessor da Escola de Contas, ministrou uma palestra à estudantes de diversas unidades da Universidade de São Paulo (USP).

O tema da palestra foi Formas de Controle Social sobre o Orçamento Público: Orçamento Participativo. A palestra teve o objetivo de contribuir com a preparação dos alunos envolvidos no Projeto Barra do Chapéu, um projeto de extensão universitária coordenado pelo Laboratório de Extensão da Escola de Artes Ciências e Humanidades (Labex-EACH). Esse projeto prevê um conjunto de estudos e propostas de ações desenvolvidas por alunos da USP no que diz respeito a gestão pública do município paulista de Barra do Chapéu.

barra do chapeu andre b

A palestra abordou assuntos como o aumento da demanda da sociedade brasileira por maior transparência e controle das organizações públicas. Na palestra foram apresentadas as experiências de orçamento participativo em municípios como: Porto Alegre (RS), São Carlos (SP) e Matão (SP). Foram discutidos os avanços, dificuldades, potenciais e limitações do orçamento participativo enquanto instrumento de gestão e controle dos gastos públicos. Os estudantes que participam do projeto têm como um dos objetivos contribuir para a implantação do orçamento participativo no município de Barra do Chapéu, que fica localizado na região do Vale do Ribeira.