Assessoria de Comunicação, 30/10/2023

Considerado uma das personalidades mais importantes das atividades culturais de São Paulo nos últimos quarenta anos, o sociólogo e filósofo Danilo Santos de Miranda faleceu, aos 80 anos, no domingo, dia 29 de outubro.

danilo santos de miranda
Durante esse longo período, Miranda foi diretor de cultura das unidades paulistas do Serviço Social do Comércio (Sesc) e se notabilizou por ser o responsável por transformar os diversas espaços da instituição no maior centro de difusão cultural do país.

De espírito empreendedor ativo e com visão particularmente humanista em favor da cultura, seu trabalho à frente do Sesc fez dele o principal gestor cultural do Brasil. Sob sua orientação, a grande maioria das unidades da instituição no estado retirou suas catracas para permitir o livre acesso do público a todos os espaços de arte, esporte, lazer e áreas de convivência.

Dessa forma, ele criou um modelo de fomento que virou referência para as políticas públicas de incentivo à cultura do país, estimulando a profissionalização de artistas, curadores e produtores ao estabelecer uma gestão transparente, com editais e comissões.

Neste momento de pesar, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo, presta sua homenagem à memória de Danilo Santos de Mirando, relembrando o registro histórico de sua participação especial no programa Encontros Plurais, transmitido ao vivo no dia 6 de agosto de 2021 por meio do canal da Escola no Youtube: