Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (ASTCOM), o Plenário Paulo Planet Buarque sediou, em 27 de novembro, a XVII Encontro de Corais do TCM

Por: Site TCMSP

Organizado pelo Coral dos Servidores do Tribunal, o evento contou com a apresentação de outros quatro grupos: Coral Cantando no Quintal; Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC); Coral Jovem Cênico Mackenzie; e Coro Osvaldo Lacerda.

A abertura foi realizada pelo Coral dos Servidores do Tribunal, sob a regência de William Guedes e coordenação de Pedro Bispo dos Anjos. O grupo, criado em 1993 e dirigido desde a sua criação pelo regente William Guedes, homenageou Portugal em oito canções, coincidentemente na mesma data em que se comemora o Dia do Fado naquele país.

Em seguida, apresentou-se o Coral Cantando no Quintal, grupo independente, criado em março de 2013 por ex-integrantes do Coral Belas Artes, e regido por Ricardo Barison. Um novo repertório é desenvolvido a cada ano, a partir de temas escolhidos pelos próprios integrantes. Depois de cantar a obra de Vinicius de Morais e canções sobre o tempo, o coral desenvolve em 2015 um repertório composto apenas de canções de compositores nordestinos, a fim de mostrar uma parte da beleza e da versatilidade das obras por eles produzidas.

Dando continuidade ao evento, apresentou-se o Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), sob a regência de Giovane Pacheco. O coral iniciou suas atividades em março de 2002 e sua denominação foi em homenagem ao maestro catarinense e pesquisador da história da música de Santa Catarina, que foi também servidor do TCE-SC. O grupo possui repertório popular, com canções de compositores catarinenses e de âmbito nacional, sendo detentor de repertório natalino e cívico, totalizando 108 peças musicais.

Depois foi a vez dos jovens do Coral Jovem Cênico Mackenzie, regido pela maestrina Claudia Mussi e com produção artística de Zédú Neves. O grupo, formado por alunos da Universidade Mackenzie, ex-alunos e convidados, surgiu em 2000 com uma proposta diferenciada da prática convencional coral, apresentando repertório eclético e popular. Sempre em busca de novos desafios, além da prática do coral, o grupo também reserva tempo para as práticas de teatro, integrando às apresentações repertório cênico. No XVII Encontro de Corais do TCM, em comemoração aos seus 15 anos, o coro resgatou um pouco da sua história, apresentando repertório composto por uma seleção de músicas nacionais e estrangeiras de diferentes épocas e estilos.

Encerrando o evento, apresentou-se o Coro Oswaldo Lacerda, sob as regências de Bruno Costa e Guilherme Rocha. O grupo foi criado em 2014 a partir da proposta de amigos estudantes de música de levar para os palcos a vivência de sala de aula. O coro explora um repertório eclético, que vai do Renascimento à música contemporânea, tendo sempre em seu programa obras do compositor homenageado, Osvaldo Lacerda.