Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa

Para apresentar um histórico das inundações urbanas e revelar as principais medidas de controle de cheias que podem ser aplicadas na cidade de São Paulo, especialistas participam, dia 29 de abril, das 9h às 12h, na Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, da palestra “Controle de cheias no município de São Paulo”.


Doutor em Sistemas de Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Escola Politécnica, Mario Thadeu Leme de Barros abre o debate com o tema Inundações urbanas: histórico, causas, consequências e medidas de controle. “Irei contextualizar os problemas que a cidade enfrenta nesse sentido e indicar medidas de controle de cheias que podem ser aplicadas com o planejamento a curto, médio e longo prazo”, explica o engenheiro.


Atualmente, o planejamento das medidas de controle de cheias na cidade está sendo feito pelos chamados "Cadernos de Bacias Hidrográficas”, estudo desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras. A apresentação das diretrizes básicas do planejamento, dos levantamentos e mapeamentos do estudo ficará a cargo da Engenheira da FCHT e especialista em gestão de recursos hídricos, Ana Paula Zubiaurre Brites. “Por meio dos subsídios oferecidos pelos Cadernos no planejamento e gestão das bacias hidrográficas da cidade, apresento as medidas estruturais e não estruturais para o controle de cheias adotadas pelo Município”, ressalta a especialista.


Uma das medidas de controle mais importantes utilizadas é assunto do terceiro tema apresentado: Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo. Um histórico do sistema, que gera a cada cinco minutos boletins sobre as chuvas e suas consequências na cidade, será o ponto de partida da palestra do especialista em sistemas de alerta e Coordenador do Radar Meteorológico e Redes de Monitoramento da FCHT, Flávio Conde. No roteiro ainda estarão informações sobre o sistema de alerta para escorregamento de encostas e o modelo matemático de previsão de inundação. “O sistema de alerta da Prefeitura de São Paulo exerce um papel fundamental na mitigação dos prejuízos materiais e humanos causados pelas fortes chuvas, uma vez que consegue gerar alertas preventivos para defesa civil, engenharia de tráfego, subprefeituras e outros órgãos de gestão de crise”, finaliza.

Serviço: Palestra “Controle de cheias no município de São Paulo”. Dia 29/04, das 9h às 12h. Auditório da Escola de Contas do TCMSP. Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino. Inscrições gratuitas clique aqui


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!