Ética: modelos teóricos e aplicação
De Quinta-feira 08 Março 2018 -  14:00
Até Quinta-feira 29 Março 2018 - 17:00

Relação de inscritos

ADRIANA PATRICIA LOUREIRO GUIMARÃES
ANA BEATRIZ FARAH
ANDREA DA ROCHA DE PAULA
BRUNA TOLONI MORENO
CRISTIANE LARA
DOUTOR FÁBIO ANTUNES DA SILVA
EDINA MONICA SOBRINHO
EDMILSON NASCIMENTO DE JESUS
EDSON MENDES DE ARAUJO
ELIEZETE BARBOZA DE LUNA FREIRE
GIOVANI ALFREDO FELIPE DE OLIVEIRA
KAUÊ TAVANO RECSKI
LUANNA CAETANO MACIEL DE SOUSA
LUCIANE PEREIRA DIAS
MARIA CLARICE BENEDICTO CHRISOSTOMO
RIDES DE PAULA FERREIRA

 

Fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre as principais correntes e modelos de pensamento em ética e a aplicação desses preceitos às situações práticas da realidade.



O comportamento ético é indispensável a um ambiente socialmente sadio e à boa convivência entre pessoas e instituições. Para que os relacionamentos ocorram em clima de confiança e cooperação, os sentimentos morais e a ética devem se fazer presentes. No serviço público, onde os objetos de trabalho são de alta relevância para o bem comum, a preocupação ética se faz indispensável e, para isso, cumpre refletir sobre os seus princípios gerais e a aplicação dos mesmos.

Público-Alvo: 

  • Servidor público municipal jurisdicionado;
  • membro de conselho social;
  • cidadão comum;
  • servidor de outra esfera de governo;
  • servidor do TCM

Carga Horária
12 h

Total de Aulas
4

Instrutor
Antonio R Batista

Datas: 8/3, 15/3, 22/3, 29/3, 5ª feiras, das 14 às 17h.

 

Inscrições encerradas

 

Conteúdo Programático


1ª Aula
Etmologia de Ética e Moral
As condições do exercício moral e ético
Algumas referências clássicas
As grandes vertentes da modelagem ética

2ª Aula
Fundamentos dos modelos éticos de absolutos
Fundamentos dos modelos éticos conseqüenciais
Casos exemplares

3ª Aula
Interrelação entre Ética e Direito
Os códigos Deontológicos
Ética de Convicção e Ética de Responsabilidade
O campo de aplicação ética: legitimidade do ator ético X opção consequencialista.

4ª Aula (avaliação)
Apresentação de casos para avaliação em grupo

Metodologia de ensino
Aulas expositivas;
Apresentação de casos para análise em sala de aula;
Textos para leitura

Critérios de avaliação
Participação em aula;
Participação na apresentação final de trabalho em grupo.

Recursos físicos e didáticos
Sala de aula com quadro; recursos de computação e projeção;

Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 3ª ed. [Trad. Mário da Gama Cury.] Brasília: Universidade de Brasília, 1992.
WEBER, Max. A política como vocação. [1918] In GERTH, H. H. & MILS, Wright (Org.). Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Ed. Zahar Editores, 1963. Pág. 97 - 153.
SMITH, Adam. A Teoria dos Sentimentos Morais
KANT, Immanuel. A Crítica da Razão Prática
BENTHAM J., Os princípios das Leis e da Moral

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