Assessoria de Imprensa, 21/03/2017

Composto, em sua maioria, por mulheres, o auditório da Escola de Contas recebeu, no último dia 17 de março, o seminário “As Mulheres e a Conquista da Cidadania no Brasil: Espaço Público, Cidadania e Efetivação de Direitos”. O evento, dividido em quatro eixos temáticos, contou com mediação da professora da instituição de ensino do TCM, Antônia Conceição dos Santos, e abordou historicamente a questão dos avanços e dos entraves na conquista do espaço público por mulheres, sobretudo, nos processos de redemocratização na Espanha e no Brasil.

A cargo de falar sobre “As Mulheres e o Espaço Público no Brasil”, a mestre em Ciências Sociais Angélica Fernandes trouxe a construção feminina desde quando penetrar a sociedade era um sonho. Segundo ela, “pensar a cidade a partir da diversidade em que ela se compõe” é preciso, por isso, foram abordadas questões históricas e atuais que evidenciam o estado patriarcal e racista do país, o que prova a necessidade de políticas públicas para que se alcance a emancipação social.

mulheres not

Anos de lutas marcam esse processo que tem inspiração na batalha das mulheres espanholas por um espaço no processo redemocratização. Versando sobre “Os Desafios e as Reconquistas de Direitos Civis, Políticas e Sociais das Mulheres desde a Redemocratização na Espanha”, foi convidado à mesa o professor Silvio Gabriel Serrano Nunes que ressaltou, inclusive, as punições sexuais que as mulheres sofriam em períodos de guerra e a importância delas na elaboração da Constituição Espanhola de 1978.

Com um tema extremamente atual e recorrente, a advogada Rute Alonso da Silva tratou da “Violência Contra a Mulher: seu impacto na sociedade brasileira”. Alguns dados foram apresentados, por exemplo, o de que a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas no Brasil. Outros tipos de violências, que não se restringem à física, também foram levantados, dentre eles, a moral, a psicológica, a patrimonial e o próprio estupro dentro das relações.

Completando o encontro, a Assistente Social Sonia Maria Coelho Gomes falou sobre “Desafios das Mulheres na Efetivação de Direitos”. Para ela, “todas as mudanças na sociedade são por meio de nossas lutas e organização”, daí a importância de buscar uma divisão sexual do trabalho justa, o direito à saúde, ao lugar na família e à independência. Os desafios são muitos e Sonia Maria insistiu na necessidade de políticas públicas que alterem esse quadro de desigualdade, pois o caso torna-se ainda mais delicado quando o assunto é a mulher negra.

mulheres not 2

O encontro deu-se por encerrado com as perguntas da plateia, respondidas em formato de debate com os quatros convidados, e a entrega dos certificados pela mediadora.