Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Comunicação, 13/09/2023


A 20ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (XX SINAOP) está acontecendo, de 11 a 15 de setembro, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves (RS). A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o evento contou com destacada comitiva de auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e assessores da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) da instituição.

sinaop luciana

“Infraestrutura e Sustentabilidade” foi o tema central do XX SINAOP, sendo que o evento foi inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As palestras foram apresentadas em forma de painéis, cuja temática contemplou seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas e o TCMSP foram representados em diversas atividades registradas nesta edição do SINAOP. Destaque para a apresentação das ações da Escola de Contas, entre elas o curso de pós-graduação “Engenharia, Infraestrutura e Obras Públicas” e a série de palestras “Obras e Serviços de Engenharia”, detalhadas aos participantes do evento pelo diretor pedagógico da Escola, Gilson Piqueras Garcia.

O painel “Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo” foi apresentado pela chefe da Secretaria de Controle Externo do TCMSP, Luciana Guerra. Outro auditor do TCMSP presente no encontro nacional foi Fernando Morini, moderador do painel “Prevenção e Resposta a Desastres”, que palestrou sobre o tema “Estudo dos parâmetros da drenagem urbana a partir dos desastres decorrentes de mudanças climáticas”.

Os painéis incluíram seis dos 17 ODS da ONU, entre eles: ODS 5, com a participação das mulheres na infraestrutura brasileira; ODS 6, avaliando as questões de saneamento no Brasil e a experiência de Portugal na extinção dos lixões; ODS 9, tratando do uso de tecnologias em auditoria no contexto da indústria, inovação e infraestrutura; ODS 11, ressaltando soluções para viabilizar cidades sustentáveis; ODS 11, 12 e 13, tratando de prevenção e resposta a desastres em um conjunto de objetivos referentes a cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima; e, ODS 16, endereçando questões relevantes de controle da integridade socioambiental da infraestrutura no contexto da paz, justiça e instituições eficazes.

O evento contabilizou ainda a realização de conferências, palestras, minicursos e apresentação de artigos técnicos selecionados de acordo com as temáticas dos painéis, além da divulgação de trabalhos técnicos produzidos por auditores que integraram os grupos de trabalho do Ibraop.

O público alvo do simpósio foi constituído de auditores de Controle Externo, servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e de diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exercem fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

Veja a repercussão da apresentação.

sinaop telao

sinaop gilsonDiretor pedagógico da Escola de Gestão e Contas, Gilson Piqueras Garcia

sinaop luciana oppSecretária de Controle Externo do TCMSP, Luciana Guerra

sinaop todos 1Da esquerda para direita Gilson Piqueras, Fernando Morini,
Luciana Guerra e Eduardo Di Pietro