Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Comunicação, 13/09/2023


Encerrou-se na noite de terça-feira, 12 de setembro, o Ciclo de Formação para os Conselheiros Participativos Municipais, oferecido pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC). A quinta e última aula foi ministrada pelo auditor de Controle Externo Dilson Cruz e pela auditora de Controle Externo Cláudia Lomonaco, ambos técnicos da UIE (Unidade de Informações Estratégicas) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Coube a eles apresentar a ferramenta IRIS (Informações de Relevante Interesse Social), importante instrumento para os que desejam conhecer melhor e em detalhes o orçamento municipal e os gastos públicos realizados na cidade de São Paulo.

curso iris 1

Hospedada no Portal do TCMSP e fomentando a transparência das informações de interesse público, a IRIS (íris.tcm.sp.gov.br) traz de forma organizada um conjunto de informações extraídas do SOF (Sistema de Orçamento e Finanças) da Prefeitura de São Paulo. Por meio dela, qualquer interessado pode acessar, praticamente em tempo real, dados oficiais sobre editais em andamento ou já realizados, contratos firmados, aditamentos, receitas e despesas, valores orçados, liquidados e pagos pela gestão municipal, notas de empenho emitidas, dados sobre a zeladoria da cidade, entre outras informações financeiras e orçamentárias que permitem acompanhar e fiscalizar os gastos públicos e as licitações realizadas.

Durante a aula, que teve um caráter interativo, Dilson e Cláudia apresentaram as várias funcionalidades da ferramenta e os vários filtros que podem ser utilizados para alcançar a informação pretendida. Os conselheiros participativos mostraram grande interesse no potencial da IRIS como forma de auxiliá-los em suas atividades como representantes da sociedade civil junto ao poder público municipal, aproveitando a oportunidade para fazer diversos questionamentos aos expositores.

O objetivo do Ciclo de Formação para os Conselheiros Municipais, que contou com cinco aulas, foi oferecer aos participantes informações relevantes que auxiliem suas atuações como representantes dos interesses da população junto à Administração Municipal e o exercício do controle social da gestão pública.

curso iris 2