Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Assessoria de Imprensa

Na busca pelo aprimoramento contínuo das suas tecnologias de informação a serviço dos cidadãos paulistanos, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou recentes atualizações nas funcionalidades do Sistema Iris (Informações Relevantes.de Interesse Social) para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos aos dados sobre os gastos do dinheiro público na capital paulista.

 

iris logo carrossel

 

Os módulos do Sistema Iris são chamados de “visões” e formam um conjunto de ferramentas digitais que permitem o acesso às despesas, licitações e contratações de bens e serviços municipais, colocando à disposição do usuário um leque de possibilidades de pesquisa por meio de palavras-chave, filtros e cruzamento de dados. As informações disponíveis para consulta são extraídas da base de dados da Prefeitura de São Paulo em tempo real.

 

O Iris foi idealizado e desenvolvido por equipes técnicas do TCMSP como um projeto de fomento à transparência dos gastos públicos. Desde a sua criação, em 2018, o Sistema ganhou novos recursos, aumentou a sua oferta de dados e vem se consolidando como um importante instrumento de controle social.

 

Inovações na versão atual

O acesso a informações pontuais e prontas para o consumo, disponibilizadas por meio de painéis gráficos informativos, inseridos em diversos módulos do Iris, é o destaque da nova versão do Sistema, já disponível no Portal do TCMSP.

 

Na prática, isso significa um simples clique no ícone do módulo para iniciar a navegação pelos painéis informativos e ter acesso às informações sistematizadas em gráficos, tabelas e planilhas.

 

Tomando por base o módulo “Despesas”, a título de exemplificação, o usuário terá acesso a painéis que mostram, entre outros dados, a evolução do orçamento municipal nos últimos anos, o montante do orçamento atual e quanto é destinado para cada área (saúde, educação etc) e os grandes projetos da Prefeitura.

 

Em um outro exemplo, no módulo “Zeladoria” os painéis trazem informações sobre os valores orçados no ano corrente para os serviços realizados em vias públicas, parques e áreas verdes, sistemas de drenagem e lixo. Além disso, os painéis fornecem dados sobre os gastos realizados mensamente nesse conjunto de atividades e serviços e a evolução das despesas mês a mês.

 

Caso o usuário queira avançar e personalizar a sua pesquisa, continuam à disposição os mecanismos avançados de busca de informações disponíveis nas versões anteriores.

 

Ainda como novidade nessa nova versão do Iris, os cidadãos contam com mais um módulo para pesquisa, chamado “Dotações”, por meio do qual podem tomar conhecimento do uso de verbas do orçamento municipal e dos contratos relacionados a elas. Nesse módulo também é possível encontrar informações sobre as empresas contratadas e os pagamentos realizados.

 

Como mais uma inovação, o Iris também criou um canal de interlocução com os seus usuários, por meio do “Fale com o Iris”.

 

O Iris conta com tutoriais e um glossário remissivo para ajudar nas pesquisas.

 

Em breve, novas funcionalidades do Sistema Iris estarão disponíveis.

 

Clique aqui para acessar a nova versão do Iris