sexta-feira, 17 de maio de 2019

Sempre diversificando suas atividades, a Escola de Contas do TCM foi o local de lançamento do livro “Esse Gato Ninguém Segura”, do jornalista Claudio Junqueira. Com a mediação do também jornalista Moacir Assunção, o evento ocorreu na sexta-feira (17).

Junqueira é mestre em comunicação midiática, professor universitário e coordenador da assessoria institucional da PUC-SP. Trazendo a plateia para uma roda de conversa, contou icônicos momentos de sua trajetória, começando com o estágio no Jornal da Tarde até a proposta de virar repórter no período da madrugada na Rádio Bandeirantes, que lhe rendeu 11 anos de experiência dentro da casa. Curiosamente, Junqueira entrou na emissora quando o programa “O Pulo do Gato” completou 30 anos de existência, já traçando o destino do livro, mesmo sem saber.

“Esse gato ninguém segura” foi um projeto que saiu após três anos da entrega da dissertação de mestrado de Claudio Junqueira, também tratando sobre O Pulo do Gato. José “Zé” Paulo de Andrade, locutor do programa, é uma das peças primordiais na existência da atração, com sua trajetória sendo essencial para o entendimento da obra e sua importância. “A Bandeirantes dá o pulo do gato e antecipa o fato com José Paulo de Andrade”, vinheta icônica de 1985, pode ser considerada um patrimônio cultural do paulistano que acompanhava o programa pontualmente às 5h30. Tal característica fez O Pulo do Gato se diferenciar dos concorrentes matinais, visto a ousadia de veicular um programa nesse horário numa época em que as rádios iniciavam sua grade somente a partir das 6h00.

Após a roda de conversa, Junqueira autografou livros e foi realizado também um sorteio da obra entre os presentes.

Moacir Assunção, debatedor do evento

Claudio Junqueira, idealizador do livro
Claudio Junqueira, idealizador do livro "Esse Gato Ninguém Segura"

Interação da plateia, com ouvintes do programa