Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Comunicação

À luz do número cada vez mais crescente de eventos desastrosos no país, a contar dos deslizamentos de terra na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008, ao recente temporal que atingiu a capital fluminense, com a morte de ao menos cinco pessoas, a Escola de Contas do TCMSP reúne especialistas, dia 15/03, das 9h às 12h, para falar sobre desastres naturais e gestão de risco.

Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geologia e História pela Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Soares de Macedo apresenta a palestra: 'Identificação, análise e gestão de riscos e desastres naturais". Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Macedo trará um comparativo entre o modelo de gestão de riscos de desastres naturais proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por países considerados referência no assunto, como a Colômbia, e o que é realizado atualmente no Brasil. “Os trabalhos nesse sentido por aqui são muito mais reativos do que preventivos”, explica o pesquisador.


O especialista ainda irá apresentar a metodologia mais utilizada para mapeamento das áreas de risco e discutir os principais dispositivos da Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), autorizando a criação de sistemas de informação e monitoramento de desastres, além de diretrizes para ações de prevenção.


Também do IPT, o tecnólogo civil Gerson Salviano de Almeida Filho, mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual de Campinas, fala, na palestra "Investigação e controle de erosão e assoreamento", sobre sua experiência em riscos geológicos, apresentando exemplos de recuperação da erosão linear hídrica.


Serviço: Palestra: "Desastres naturais".
Dia: 15 /03/19, das 9h às 12h.
Local: Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Av. Professor Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino.
Inscrição gratuita


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!