Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa

Mais um grupo de alunos do curso de Pós-Graduação Especialização em “Gestão e Controle Externo das Contas Públicas” da Escola de Contas (EC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso nessa quinta-feira (14/02). 


O tema da pesquisa foi “A Escola de Contas ‘Conselheiro Eurípedes Sales’ e seu papel na aproximação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo com a sociedade em geral”. O grupo era composto pelos alunos Aldemir Gomes Macaroff, Diomar Araujo Barbosa, Edilson Rebello, Orien Tadeshita e Tieres Ayala. O orientador foi o professor André Galindo e a banca foi formada pelos professores Antônia Conceição dos Santos e Luis Eduardo Morimatsu.

A exposição iniciou com a apresentação da estrutura da dissertação, onde eles se aprofundaram análises sobre as Escolas de Governos, o exercício do controle externo, o TCMSP e a Escola de Contas, recuperando dados históricos e funcionamento. Em seguida, passaram a abordar a pesquisa feita.

A proposta dos alunos era compreender a visão da população quanto ao TCMSP, analisando como a EC poderia contribuir para uma inserção maior da instituição na sociedade em geral. As metodologias utilizadas pelo grupo para o levantamento foram de questionários e entrevistas. O grupo aplicou dois tipos de questionários com perguntas fechadas para diferentes perfis: os alunos de pós-graduação da EC (89 pessoas) e a sociedade em geral (352 pessoas). Já as entrevistas foram realizadas com cinco pessoas envolvidas na fundação da EC e tinham como objetivo mapear as intenções de sua criação.

O questionário para os alunos buscava compreender o perfil dos frequentadores da instituição e suas opiniões sobre a situação atual da Escola. A pesquisa identificou que mais da metade dos alunos já participaram de mais de três cursos na EC, o que demonstra um grande nível de aproveitamento das aulas oferecidas. Ao mesmo tempo, há um entendimento geral entre os próprios entrevistados que a sociedade não compreende qual é o trabalho realizado pelo TCMSP. O próprio público da Escola de Contas se demonstrou mais restrito, tendo em vista que mais de 60% é servidor ou funcionário público. Uma das saídas indicadas pelos estudantes para expandir o alcance dos cursos oferecidos é a oferta de aulas noturnas.

O segundo questionário foi realizado em espaços públicos, como faculdades e parques, buscando identificar a percepção da sociedade em geral quanto à fiscalização das contas públicas e o próprio TCMSP. Dos entrevistados, 63% deles afirmaram desconhecer o trabalho do Tribunal e apenas 13% já acompanharam alguma fiscalização. A grande maioria também nunca participou de nenhum evento na Escola de Contas, mas 90% afirmam que têm interesse de saber mais sobre o controle externo das contas públicas. Isso demonstra que há uma demanda social para os cursos oferecidos pela EC.

A conclusão apresentada pelos alunos indica a necessidade de atingir um público que tem interesse, mas desconhece o trabalho do TCMSP. A Escola de Contas, afirmou o grupo, pode cumprir um papel central nesse sentido, sendo uma importante ferramenta de cidadania. O objetivo do TCC era contribuir para o debate, identificando algumas propostas para auxiliar a EC no cumprimento desse objetivo, como: a oferta de aulas noturnas, uma atenção maior às inovações do mundo digital e buscar o reconhecimento enquanto uma escola formadora, entre outros.

Após a apresentação, a banca avaliadora indicou algumas alterações a serem realizadas no texto da dissertação, mas elogiou a pesquisa realizada pelos alunos – principalmente pelo esforço da coleta de dados através de entrevistas e questionários. Constataram que o material será importante para reflexões futuras dentro da Escola de Contas, aprovando o grupo com nota 9,5.

Os professores, Luis Eduardo Morimatsu, André Galino e Antônia Conceição dos Santos.

Os professores, Luis Eduardo Morimatsu, André Galino e Antônia Conceição dos Santos.

O aluno Diomar Araujo Barbosa.

O aluno Diomar Araujo Barbosa.

Tieres Ayala durante a apresentação.

Tieres Ayala durante a apresentação.

Aldemir Gomes Macaroff apresentou a metodologia da pesquisa.

Aldemir Gomes Macaroff apresentou a metodologia da pesquisa.

O aluno da pós-graduação, Edilson Rebello.

O aluno da pós-graduação, Edilson Rebello.

 

Orien Tadeshita também fazia parte do grupo que apresentou o TCC nessa tarde de quinta-feira.

Orien Tadeshita também fazia parte do grupo que apresentou o TCC nessa tarde de quinta-feira