Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Comunicação

Em 21 de fevereiro, a partir das 14 horas, acontecerá no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) o seminário “Segurança de barragens”

O tema está na ordem do dia após os desastres ocorridos há três anos em Mariana e recentemente em Brumadinho, cidades mineiras nas quais o rompimento de barragens de rejeitos de minério de ferro da empresa Vale causou grande número de vítimas e um rastro de devastação ambiental e destruição de enormes proporções. O encontro, que será mediado pela engenheira civil Gisela Coelho Nascimento, auditora do Tribunal, mestre em Engenharia Civil-Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), contará com as participações do professor Paulo Teixeira Cruz e da engenheira civil Maria Regina Moretti. Autor do livro “Cem barragens brasileiras”, o engenheiro civil Paulo Cruz é um dos maiores especialistas do Brasil em barragens, sendo mestre pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), doutor pela Escola Politécnica da USP, onde leciona desde 1961, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Formada pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Engenharia Geotécnica, Regina Moretti é especialista em barragem de rejeitos, como a que rompeu em Brumadinho.

Os acontecimentos de Mariana e Brumadinho adquirem contornos ainda mais graves quando se verifica que o Brasil possui legislação específica que trata da segurança de barragens (Lei 12.334/2010), na qual estão previstos instrumentos de controle visando justamente evitar desastres como os ocorridos. Grande parte da população, no entanto, não está informada sobre a lei nem possui visão crítica sobre projeto, construção e segurança dessas obras, tanto com a finalidade de formarem reservatórios de água como de rejeitos. Daí a importância de esclarecer a sociedade em geral e os agentes públicos em particular sobre os cuidados da legislação e as causas que podem levar à ocorrência desses acidentes.

O encontro tem entrada franca e os interessados podem clicar aqui para se inscrever.

Será fornecido certificado aos participantes.

SERVIÇO
Tema: Segurança de barragens
Dia: 21 de fevereiro de 2019
Horário: 14 horas
Onde: Auditório da Escola de Contas do TCMSP
Endereço: Avenida Professor Ascendino Reis, 1130

 

Palestrantes:
Prof. Dr. Paulo Teixeira da Cruz
Mestre em Engenharia Civil pela Massachusetts Institute Of Technology (1960), Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo(1964), Pós-doutor pela Universidade da Califórnia – Berkley (1972), Imperial College (1972) e Universidade nacional do México e Visitante Acadêmico do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1991). Professor de diversas disciplinas na área de Geotecnia na Escola Politécnica e no Instituto de Geociências da USP; consultor na área de Geotecnia em Estruturas e Barragens em Solos e Rochas em mais de 100 projetos no Brasil e no Exterior, com participação em Painéis de Consultores para mais de 30 Barragens nos últimos 15 anos, além de consultoria e acompanhamento da construção de 9 Barragens do Projeto de Transposição do Rio São Francisco e consultoria na área de Controle da qualidade da construção e segurança dos diques e barragens das Centrais Elétricas de Belo Monte.

Eng. MSc. Regina Moretti
Engenheira civil e mestre em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Moderadora: Engenheira Gisela Coelho Nascimento, mestre em Engenharia Civil – Hidráulica pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou na antiga Eletropaulo na Superintendência de Geração como consultora ambiental na Hydrosphera Engenharia Ambiental, no Ministério da Integração Nacional, onde ajudou a construir o Plano Nacional de Recuperação de Barragens da União (Planerb). Atualmente é auditora de controle externo no TCM.

Público Alvo: Agentes de fiscalização, assessores e servidores do TCM, Servidores do Legislativo e do Executivo Municipais e demais interessados pelo tema.

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

Facebook


Twitter

 

Youtube