Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 03/12/2018

Como parte das comemorações do Jubileu de Ouro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, foi lançado no Plenário Paulo Planet Buarque, na manhã desta segunda-feira (03/12), o carimbo e o selo comemorativos dos 50 anos da Corte. O material foi feito em parceria com os Correios e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Estiveram presentes à cerimônia o conselheiro-presidente do TCMSP, João Antonio; o conselheiro vice-presidente Domingos Dissei; o conselheiro-corregedor Roberto Braguim; os conselheiros Edson Simões, Maurício Faria e o conselheiro aposentado Eurípedes Sales, além do gerente regional de vendas da Superintendência Estadual dos Correios de São Paulo, Hugo de Souza Júnior.

João Antonio reforçou a importância da união com os Correios para o lançamento do selo e carimbo comemorativos. “Esta parceria visa marcar a passagem do nosso Jubileu de Ouro com dois elementos culturais. Para nós, ter a nossa marca exposta nesses materiais dos Correios ajuda a levar a imagem do TCM a outros lugares”, afirmou.

selo

O selo postal confeccionado segue a mesma característica da identidade visual criada para marcar a passagem do Jubileu de Ouro. A peça, em fundo preto, destaca a sigla “TCMSP”, um desenho estilizado do edifício-sede do Tribunal e a informação “1968-2018”, todos em letras douradas.

O carimbo, por sua vez, apresenta em seu arco superior o nome por extenso do TCM e, no inferior, o nome dos Correios, da cidade de São Paulo e o período de circulação da peça. No círculo central do carimbo foram agrupados, nesta ordem: “1968-2018”, o desenho deste edifício projetado pelo arquiteto Gian Carlo Gasperini e a inscrição “50 Anos, Jubileu de Ouro”.

carimbo

O gerente de vendas dos Correios, Hugo de Souza Júnior, foi o responsável por conduzir o rito de obliteração. O ato é realizado em todos os lançamentos dos selos postais e as autoridades do Tribunal presentes à cerimônia sobrepuseram o carimbo ao selo emitido, fixado na cartela “olho de boi”. Esta faz alusão em marca d’água aos primeiros selos brasileiros emitidos em 1843. O presidente do TCMSP também recebeu uma réplica do selo comemorativo.

Em depoimento, Hugo falou sobre o contexto histórico em que foram instituídos dos selos postais nas correspondências, passando pelas mudanças que aconteceram com o passar dos anos até que estes materiais fossem considerados obras de arte, itens de colecionador, fontes de pesquisa e registros científicos devidamente reconhecidos pela História e Sociologia.

O representante dos Correios celebrou a importância destas peças feitas exclusivamente para uso dos servidores do Tribunal. “O selo e o carimbo lançados nesta data asseguram que os 50 anos desta instituição ficarão registrados materialmente na história deste Estado”.

As correspondências enviadas pelo Tribunal ou por terceiros poderão receber a marca comemorativa do carimbo por dois meses na agência central dos Correios, no prédio histórico localizado no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Após este período, ele será incluído no Museu Histórico dos Correios, que fica em Brasília (DF). Todos os presentes ao evento receberam uma cartela olho de boi com o selo comemorativo.

No encerramento, João Antonio reforçou o marco histórico destes 50 anos do Tribunal de Contas do Município. “Esta instituição contribuiu, ao longo de sua existência, para uma cidade mais moderna e para políticas públicas que, de fato, colaborassem para o futuro de São Paulo”, completou. 

selo carimbo