Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira (22/11) ocorreu no auditório da Escola de Contas a palestra “O Ibirapuera e seu entorno: Transformações e Perspectivas”. O professor Moacir Assunção, mestre em História Social pela PUC-SP e assessor do gabinete do Conselheiro Edson Simões, fez uma exposição sobre o parque e seu entorno.

 

 

ibirapuera 1

O Ibirapuera é um dos parques mais reconhecidos do mundo, sendo considerado o melhor da América Latina. Sua criação em agosto de 1954, ano do quarto centenário da cidade de São Paulo, promoveu uma requalificação urbana na região. Atualmente, é um dos lugares mais valorizados da capital.

ibirapuera moacir

O palestrante, Moacir Assunção, fez uma exposição sobre a história do Parque Ibirapuera

O palestrante iniciou sua exposição recuperando os precedentes do espaço, que já abrigou uma aldeia indígena antes do processo de urbanização. Por ser uma região alagadiça, durante muito tempo foi ocupada uma favela na década de 1940.

A ideia de construir um grande parque em São Paulo existia desde 1927, durante a gestão municipal de Pires do Rio. O prefeito queria construir um parque inspirado em grandes referências internacionais, como o Bois de Bolougne parisiense e o Central Park nova-iorquino. Naquele momento, o projeto que saiu do papel foi o parque da Água Branca, na atual Avenida Matarazzo, fundado em 1929.

A proposta de Pires do Rio foi posta em prática quase 30 anos depois, com a inauguração do Ibirapuera e o início do trabalho paisagístico do local, coordenado por Otavio Augusto Teixeira Menezes e Oscar Niemayer. A consolidação do parque ocorreu em 1968, quando já tinha uma aparência atual – com suas grandes árvores e lagos. Assim, houve uma grande valorização da região, marcada pela criação do bairro Jardim Lusitânia.

A palestra abordou também a história de outros espaços importantes da região, como a Cinemateca e o Instituto Biológico. Também buscou fazer um panorama histórico dos últimos 50 anos, como a criação da Avenida 23 de maio pelo Prefeito Faria Lima em 1929.

Após o encerramento da fala inicial, a plateia foi convidada a fazer perguntas e a debater com o professor.

Assista a transmissão ao vivo na íntegra aqui. 

 

ibirapuera plateia

A plateia foi convidada a fazer perguntas e debater com o professor.