Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Assessoria de Imprensa, 31/08/2018

O auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) esteve lotado para receber o grupo musical As Choronas como primeira atração da série Concertos Didáticos.


as choronas

O objetivo do encontro, que aconteceu na sexta-feira (31/08), foi estimular o contato da população e dos servidores do TCM com a música instrumental brasileira. Estiveram prestigiando a apresentação musical o presidente do Tribunal, João Antonio da Silva Filho, o conselheiro Maurício Faria, e o ex-conselheiro Antonio Carlos Caruso. O presidente João Antonio, na oportunidade, fez questão de ressaltar a importância de uma instituição, como a Escola de Contas, que dialoga com todo o universo cultural. "Quero saudar essa inovação: os Concertos Didáticos, que, para além de apreciar uma boa música, nós vamos ter aulas sobre as diversas modalidades culturais na área da música", afirmou.

choronas concerto

As Choronas Maicira Trevisan (flauta transversal), Paola Picherzky (violão), Ana Cláudia Cesar (cavaquinho) e Miriam Cápua (percussão) fizeram um passeio pelos gêneros e ritmos da Música Popular Brasileira (MPB) em uma hora de Concerto. No repertório, escutou-se a polca, o maxixe, o choro, a marcha carnavalesca, o baião e o samba. Entre as composições célebres, músicas de Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.

Muitas histórias foram contadas entre um choro e outro. A plateia, lotada, soube como nasceu o termo samba, por exemplo. "O termo samba vem de semba, que é uma origem muito aceita pelos músicos. Significa umbigo. Todas as danças do Brasil, influenciadas pela cultura africana, têm pares solistas e troca de pares por umbigadas", contou a percussionista Miriam Cápua.

Miriam mostrou os tipos de samba em um pandeiro, a percussionista foi do samba de roda ao samba enredo. "Samba veio com os escravos. Eles pegavam alguns utensílios de cozinha para entrar na música", completou ao tomar um prato áspero e alguns talheres pelas mãos para tocar a próxima música.

As artistas interagiram a todo o momento com a plateia e deram a cada um o prazer de aprender sobre a raiz da música brasileira.

Com entrada franca e sempre no horário de almoço, o programa Concertos Didáticos apresentará, ao todo, sete espetáculos com temas diversificados, convidados dos mais variados gêneros musicais brasileiros, além de realizar workshops com trabalhos instrumentais para disseminação dessa linguagem.

Assista um trecho da apresentação.

 as choronas fundo