Avaliação Econômica de Projetos Governamentais: Parcerias Público-Privadas
De Segunda-feira 01 Abril 2019 -  14:00
Até Segunda-feira 03 Junho 2019 - 17:00

Tratamos, nesta disciplina, dos conceitos e práticas relacionadas com os cálculos de valores, notadamente financeiros, em função de sua variação no tempo.
Esses conceitos são utilizados como ferramentas para a análise de investimentos, estudo de viabilidade econômica de projetos e comparações entre alternativas de investimentos na área governamental como Parcerias Público- Privadas.


Justificativa:
Como a capacidade de investimento de todas as esferas de governo está cada vez mais comprometida, surge a necessidade imediata de se fazer parcerias com a iniciativa privada para atender as demandas da população, em áreas como zeladoria, transportes, lazer etc. Faz-se necessário, portanto, o conhecimento das Parcerias Público-Privadas principalmente no que se refere aos aspectos econômicos, pelos agentes do governo e pelos órgãos de controle externo.

Público-alvo:

Servidores PMSP, TCMSP, outras esferas

Carga horária:
30h

Total de Aulas:
10

Datas:

1/4, 8/4, 15/4, 22/4, 29/4, 6/5, 13/5, 20/5, 27/5, 3/6

Horário:

2ª f, 14 às 17h

Instrutor:
José Frederico Meier Neto

 

Inscrições encerradas

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1 – Matemática Básica

1.1. Equações Simples.
1.2. Frações.
1.3. Porcentagem.
1.4. Potenciação.
1.5. Radiciação.
1.6. Média Aritmética e Média Geométrica
1.7. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 2–Conceitos Financeiros Básicos.
2.1. Juro e Taxa de Juros.
2.2 Inflação, Correção Monetária e Índice de Preços.
2.3 Conceito Básico da Matemática Financeira.
2.4. Valor Presente e Valor Futuro.
2.5. Fator de Capitalização.
2.6. Fluxo de Caixa e Diagrama de Fluxo de Caixa
2.7. Desconto
2.8. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 3 – Juros Simples.
3.1. Conceito.
3.2. Cálculo dos Juros.
3.3. Cálculo do Valor Futuro e do Valor Presente.
3.4. Taxa Acumulada e Taxa Média
3.5. Taxas Proporcionais.
3.6 Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 4- Juros Compostos
4.1 Conceito.
4.2 Cálculo do Valor Futuro e do Valor Presente.
4.3. Fator de Capitalização para Juros Compostos.
4.4. Taxa Acumulada e Taxa Média
4.5. Taxas Equivalentes
4.6. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 5- Séries de Pagamentos ou Recebimentos Uniformes.
5.1. Fluxo de Caixa.
5.2 Fluxo com Termos Vencidos.
5.3 Fluxo com Termos Antecipados.
5.4. Exercícios Usando Calculadora HP 12C. 
5.5. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 6 – Planos de Financiamento
6.1. Sistema Americano
6.2. Sistema de Amortização Constante (SAC) 
6.3. Sistema de Prestação Constante (Price).
6.4. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 7 – Análise de Investimentos
7.1. Método do Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR)
7.2. Exercícios sobre o conteúdo do dia

Aula 8 - Análise de Investimentos
8.1. Exercícios individuais aplicados aos casos de Parcerias Público-Privadas

Aula 9 - Análise de Investimentos
9.1. Exercício em grupo e estudo de caso em Parceria Público-Privada

Aula 10- Análise de Investimentos
10.1. Exercício em grupo e estudo de caso em Parceria Público-Privada

Metodologia de ensino
- Aula expositiva dialogada;
- Estudo de casos/problemas; 
- Exercícios individuais e em grupo.

Critérios de avaliação
Exercícios de avaliação feitos em grupo.

Recursos físicos e didáticos
Projetor multimídia (datashow), arquivos virtuais, lápis, papel, calculadora HP 12C.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRINHO, José Dutra Vieira. Matemática Financeira. 7ª Edição. São Paulo ATLAS, 2000

Bibliografia complementar:

NASCIMENTO, Marco Aurélio. Introdução à Matemática Financeira. São Paulo: Saraiva. 2012.
PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira: objetiva e aplicada. 9. ed. São Paulo: Elsevier, 2011.

Referências 
SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Município de São Paulo.TC 72.001.001.09 - 00. Formação de Equipe Multidiciplinar para analisar matéria discutida no TC 72.001.182.08 – 67 que trata sobre Parceria Público – Privada na modalidade concessão administrativa para oferta de 40 mil vagas em unidades de educação infantil. Concorrência baseada no menor valor da contraprestação por vaga utilizada.

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