Gestão da Mudança – Programa 5S
De Quarta-feira 22 Agosto 2018 -  09:00
Até Quarta-feira 24 Outubro 2018 - 12:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

• Mostrar ao público-alvo o processo de mudança de conduta do servidor público, a partir da aplicação de métodos de gerenciais, como forma de melhorar os seus processos de trabalho.
• Estimular o servidor público a promoverem a mudança de cultura, no âmbito do órgão em que atua, para melhorar suas relações funcionais no ambiente de trabalho.
• Garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade no emprego dos recursos públicos, tanto humanos como materiais.


Objetivos Específicos

• Apresentar os conceitos dos 5 S como instrumento de reflexão para mudança de conduta da pessoa e dos relacionamentos de equipes, bem como nos processos de trabalho de modo a fazer o uso racional dos recursos produtivos.
• Apresentar um roteiro para implantação do programa 5 S na organização onde trabalha.

O uso inadequado, a acumulação, a deterioração de recursos produtivos, a formulação de processos de trabalhos com tarefas inúteis e a desagregação de equipes de trabalho com problemas de relacionamentos nas organizações públicas são as maiores causas do desperdício de recursos públicos e do não atendimento das necessidades dos munícipes. A necessidade de mudanças no comportamento e nas relações humanas, assim como o uso racional dos recursos públicos, são atitudes induzidas com a aplicação de ferramentas gerenciais, especialmente com a aplicação dos conceitos dos 5 S no ambiente de trabalho.

 

Público-Alvo
Servidores PMSP, TCMSP, outras esferas, conselhos sociais e sociedade.

Carga Horária
30

Total de Aulas
10

Professor
Wagner Dal Medico

Data: 22/8, 29/8, 5/9, 12/9, 19/9, 26/9, 3/10, 10/10, 17/10, 24/10

Horário: 4ªs feiras, 9 às 12h.

 

Inscrições encerradas


Relação de Inscritos:

Nome Matrícula
BARBARA KRYSTTAL MOTTA ALMEIDA REIS 00050929
BRUNO CARDOSO MAZZONE 00058437
DOUGLAS DE PAULA D`AMARO 00063529
GÉSSICA PALLOMA BRAZ DE FRANçA 00063355
GIULIANNA DAIBEM BAZALIA GORI 00063354
GLESIA BARBOSA DOS SANTOS 00061572
JULIA VONO ALVAREZ FIGUEIREDO 00063530
LEILA CRISTINE DE OLIVEIRA COELHO 00063358
LUCIA LEONI REZENDE 00026909
MÁRCIA ARRUDA CINQUINI 00063531
MARIA DEL CARMEN MOREIRA SILVA 00063356
NAIR OLIVEIRA FERREIRA DE FREITAS 00050467
PATRICIA DIAS 00063357
PATRICIA MAUZER GOLLOVITZ 00051272
ROBERTO OTSUKA JUNIOR 00060033
ROMILDA SOARES MARTINS 00063532
ROSÂNGELA LIRA DA SILVA OLIVEIRA 00063533
SIDNEY LINO DA SILVA 00063534
SILVANA H COIMBRA SALOÃO 00053852
SIMONE NABEIRO DE SOUZA OLIVEIRA 00058229
SORAIA CALDERON FIOROTTI 00047722
VICTOR ANDRE CARNEIRO MAGALHAES 00058625
WILLIANS LIMAS GONÇALVES 00063187

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

O curso é estruturado com aplicação de conceitos encontrados no Sistema de Gestão pela Qualidade Total no estilo Japonês e nos resultados práticos de gestão nas unidades jurisdicionadas do TCMSP, através da avaliação dos relatórios de auditoria externa e análises da gestão dos órgãos da PMSP.

1ª Aula - Conceitos

• Organização, Administração e Níveis de Administração.
• Cultura Organizacional e Clima Organizacional.
• Necessidades Humanas: Maslow e Hersberg.
• Forças Influenciadoras Internas e Externas.
• Visão Sistêmica da Organização.

2ª Aula - Desenvolvimento Organizacional e Mudança

• TQM – Conceito.
• Negócio, Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas.
• Elementos da Qualidade.
• Dimensões da Qualidade.
• PDCA.
3ª Aula – Ferramentas Gerenciais
• Educação e Treinamento.
• Brainstorming.
• Diagrama de Causa e Efeito.
• Gráfico de Pareto.
• Plano de Ação 5W2H.
• Grupos de Cumbuca.
• Sistema de Reconhecimento.
• Café da Manhã, Eventos Cívicos e Sociais, Eventos Culturais e Esportivos.
• Exemplo de aplicação do PDCA e do Plano de Ação num contrato de prestação de serviços.


4ª Aula – Programa 5 S

• 1º Senso – Senso de Utilização.
• 2º Senso – Senso de Organização.
• 3º Senso – Senso de Limpeza.
• 4º Senso – Senso de Saúde.
• 5º Senso – Senso de Disciplina.

5ª Aula - Plano para Implantação dos 5 S

• Plano Geral
• Plano Setorial
• Visão Geral da Implantação
6ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
7ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
8ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático
• Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo

9ª Aula – Seminário
• Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.

10ª Aula – Seminário
• Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.

Metodologia de ensino

Aula expositiva dialogada.
Pesquisa no local de trabalho.
Estudo de caso/problema real.
Seminários com participação de todos na avaliação do plano de ação.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª aulas, abordagem teórica, com reflexão da aplicação dos conceitos apresentados em aula na gestão pública.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas, abordagem prática da administração, com estudo de caso real dos processos de gestão em unidades da administração onde os participantes atuam. Etapas do estudo:

• identificação da unidade que será objeto do estudo;
• diagnóstico da situação atual, utilizando o ferramental apresentado nas quatro primeiras aulas;
• descrição dos problemas ou soluções diagnosticadas;
• plano de ação (projeto ou atividade); e
• conclusão.

9ª e 10ª aula, seminário para exposição e debates dos estudos feitos e conclusões alcançadas.

Critérios de avaliação
Participação nos debates e discussões feitos em sala de aula.
Respostas aos questionários aplicados após as aulas teóricas.
Seminário para exposição e avaliação de plano de ação baseado em caso real.

Recursos físicos e didáticos
Sala de aula.
Computador com Excell, Word, Power Point e MS Explorer.
Projetor.
Lousa branca com canetas.
Carteiras com cadeiras móveis para formação de grupos.

 

REFERÊNCIAS

• BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A., Administração - Construindo Vantagem Competitiva, São Paulo, Atlas: 1998.
• CAMPOS, Vicente Falconi; TQC - Controle da Qualidade Total; 8ª ed., Belo Horizonte; Editora Desenvolvimento Gerencial: 1999.
• CHIAVENATTO, Idalberto; Teoria Geral da Administração, 2ª ed.; Rio de Janeiro; Campus: 2000.
• CRAINER, Stuart, Grande Pensadores da Administração, São Paulo, Futura: 2000.
• DRUCKER, Peter F.; Introdução à Administração; São Paulo; Pioneira Thomson: 2002.
• LOURENÇO JR, Antonio; Promovendo Resultados com o 5S; Belo Horizonte; Editora Desenvolvimento Gerencial: 1999.
• MEDICO, Wagner Dal; Os Programas de Qualidade e o Comportamento Organizacional de uma Organização de Serviços Públicos na Cidade de São Paulo; São Paulo; Universidade São Marcos: 2002; 153; (Dissertação de Mestrado).
• PORTER, Michael, Estratégias Competitivas Essenciais, Rio de Janeiro, Editora Campus: 1999.
• RIBEIRO, Haroldo; 5S - A Base para a Qualidade Total; Salvador; BA; Casa da Qualidade: 1994.
• ROBBINS, Stephen P.; Comportamento Organizacional; 8ª ed.; São Paulo; LTC Editora: 1999.
• SCHERMERHORN Jr., John R.; HUNT, James G; OSBORN, Richard N.; Fundamentos de Comportamento Organizacional; 2ª ed.; Porto Alegre; Bookman: 1999.
• SILVA, João M.; 5 S O Ambiente da Qualidade na Prática; 3ª ed; Belo Horizonte; MG; Fundação Christiano Ottoni: 1996.
• WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R.; Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva; São Paulo; Editora Saraiva: 1999.
• SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Relatório Anual de Fiscalização do Município de São Paulo (Exercícios de 2015 e 2016). Disponível em: <http://www.tcm.sp.gov.br/relatorios/AnualFiscalizacao/ anualfiscalizacao.html>.
• ______. Lei Orçamentária Anual do Município de São Paulo para 2015. Lei nº 16.099 de 2014. Disponível em: <http://orcamento.prefeitura.sp.gov.br/ orcamento/uploads /2015/lei16099.pdf> Acesso em: 16 nov. 2015.

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