Governança, Planejamento Estratégico e Execução dos Serviços na Área Pública
De Segunda-feira 20 Agosto 2018 -  14:00
Até Segunda-feira 22 Outubro 2018 - 17:00

OBJETIVO GERAL

Ao término do curso o aluno deverá:

  • Estar familiarizado com os princípios básicos que caracterizam o bom processo de governança, planejamento estratégico e execução dos serviços nas organizações públicas.
  • Mudar a cultura gerencial e contribuir para mudança da cultura organizacional, adotando métodos de gestão mais voltados ao alcance dos resultados estabelecidos nas metas planejadas. 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aplicar as ferramentas de gestão como instrumentos de planejamento, execução gerenciamento e controle dos recursos.
  • Melhorar os níveis de eficiência, de eficácia e de efetividade no emprego dos recursos públicos.
  • Exercitar as boas práticas gerenciais no ambiente de trabalho dos participantes do curso.

Os avanços dos processos de gestão na área pública exigem do gestor público bons conhecimentos dos modernos recursos de gerenciamento, de modo a tomar decisões com maior grau de confiança e a obter melhores resultados na execução e controle de seus processos gerenciais.

Público: Servidores PMSP, TCMSP, outras esferas, conselhos sociais e sociedade.

Carga Horária
30 h

Total de Aulas
10

Instrutor
Wagner Dal Medico

Datas: 20/8, 27/8, 3/9, 10/9, 17/9, 24/9, 1/10, 8/10, 15/10, 22/10

Horário: 2ª feira, 14 às 17h.

 

Inscrições encerradas

 


Conteúdo Programático
O curso é estruturado com aplicação de conceitos encontrados nas ciências econômicas, ciências administrativas e nos resultados práticos de gestão nas unidades jurisdicionadas do TCMSP, através da avaliação dos seus relatórios de auditoria externa e análises da gestão dos órgãos as PMSP.

1ª Aula

Alguns elementos conceituais de economia:
• Sistema Econômico; Escassez; Funções dos Agentes Econômicos no Sistema Econômico; Custo de Oportunidade; Políticas Públicas e Balanço Econômico.

Alguns elementos conceituais de administração:
• Definição de organização; cultura organizacional; clima organizacional; forças influenciadoras internas e externas à organização;
• Definição de administração, níveis gerenciais, funções gerenciais e os resultados esperados em cada nível gerencial.
• Visão sistêmica de funcionamento de uma estrutura organizacional. Estruturas gerenciais na área governamental.

2ª Aula

O processo de gestão;
Governança:
• Conceitos; Princípios que norteiam o bom processo de governança.
• Modelagem da governança nas organizações.
• Governança na administração pública.

Planejamento:
• Definições de planejamento e planejamento estratégico.
• Elementos essenciais para realização do planejamento estratégico.
• Princípios que norteiam o processo de planejamento estratégico.
• Planejamento nas organizações públicas.

3ª Aula

Execução do plano estratégico
• Balanced Scorecard
• Planejamento operacional.
• Mapeamento de processo e indicadores de desempenho.

4ª Aula
Plano operacional - Ferramentas gerenciais
• Educação e treinamento
Brainstorming.
• Diagrama de causa e efeito.
• Gráfico de Pareto.
• Plano de Ação - 5W e 2H.
• Outras ferramentas.

5ª Aula
Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.

6ª Aula
Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.

7ª Aula
Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.

8ª Aula
Exercício prático – modelagem de um plano de ação para solução de problema ou aplicação de melhorias – Caso real.

9ª Aula
Seminário de avaliação do plano de ação.

10ª Aula
Seminário de avaliação do plano de ação.

 

Metodologia de ensino

Aula expositiva dialogada.
Leitura de textos.
Pesquisa no local de trabalho.
Estudo de caso/problema real.
Seminários com participação de todos na avaliação do plano de ação.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª aulas, abordagem teórica da administração, com reflexão da aplicação dos conceitos apresentados em aula na gestão pública.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas, abordagem prática da administração, com estudo de caso real dos processos de gestão em unidades da administração onde os participantes atuam. Etapas do estudo:

• identificação da unidade que será objeto do estudo;
• diagnóstico da situação atual, utilizando o ferramental apresentado nas quatro primeiras aulas;
• descrição dos problemas ou soluções diagnosticadas;
• plano de ação (projeto ou atividade); e
• conclusão.

9ª e 10ª aula, seminário para exposição e debates dos estudos feitos e conclusões alcançadas.

Critérios de avaliação

  • Participação nos debates e discussões feitos em sala de aula.
  • Respostas aos questionários aplicados após as aulas teóricas.
  • Seminário para exposição e avaliação de plano de ação baseado em caso real.

 

Recursos físicos e didáticos

  • Sala de aula.
  • Computador com Excel, Word, Power point e MS Explorer.
  • Projetor
  • Lousa branca com canetas.
  • Carteiras com cadeiras móveis para formação de grupos.

Referências
BLUMEN, Abrão; MONTEIRO, Izabel C.L.; SILVA, Moacir M.; SILVA, Valmir Leôncio; MÉDICO, Wagner Dal; Guia Municipal de Administração Pública, São Paulo, Editora NDJ, 2006.
CATELLI, Armando; Controladoria – Uma Abordagem da Gestão Econômica; São Paulo, 8ª ed., Editora Atlas, 2001.
CAMPOS, Vicente Falconi; TQC - Controle da Qualidade Total; Belo Horizonte; 8ª ed.; Editora Desenvolvimento Gerencial; 1999.
CHIAVENATTO, Idalberto; Teoria Geral da Administração; Rio de Janeiro; 2ª ed.; Editora Campus; 2000.
DRUCKER, Peter F.; Introdução à Administração; São Paulo; Pioneira Thomson; 2002.
MEDICO, Wagner Dal; Os Programas de Qualidade e o Comportamento Organizacional de uma Organização de Serviços Públicos na Cidade de São Paulo; São Paulo; Universidade São Marcos; 2002; p. 153; (Dissertação de Mestrado).
RIBEIRO, Haroldo; 5S - A Base para a Qualidade Total; Salvador; Casa da Qualidade; 1994.
ROBBINS, Stephen P.; Comportamento Organizacional; 8ª ed.; São Paulo; LTC Editora; 1999.
SCHERMERHORN Jr., John R.; HUNT, James G; OSBORN, Richard N.; Fundamentos de Comportamento Organizacional; 2ª ed.; Porto Alegre; Bookman; 1999.
SILVA, João M.; 5 S O Ambiente da Qualidade na Prática; 3ª ed; Belo Horizonte; Fundação Christiano Ottoni; 1996.
SLOMSKI, Valmor. Manual de Contabilidade Pública: um Enfoque na Contabilidade Municipal, de acordo com a Lei da Responsabilidade Fiscal. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2003.
SLOMSKI, Valmor. Controladoria e Governança na Gestão Pública. 1ª edição, São Paulo: Atlas, 2005.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Planejamento Estratégico 2011- 2015: Construindo o TCU do Futuro.
PARANÁ (PR) - Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Planejamento Estratégico 2008-2016.
SÃO PAULO(SP). Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Planejamento Estratégico 2011 – 2015.
SANTA CATARINA (SC). Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Planejamento Estratégico 2013 – 2016.
SÃO PAULO (SP). Prefeitura do Município de São Paulo. Plano de Metas 2017-2020. Eixos temáticos: Econômicos e Gestão, Urbano e Meio Ambiente, Social, Humano e Institucional. 30 de março de 2017.
_______. Plano de Metas 2013-2016. Eixos temáticos: Compromissos com os direitos sociais e civis; Desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades e gestão descentralizada, participativa e transparente. 23 de março de 2013.
SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Relatório Anual de Fiscalização do Município de São Paulo (Exercícios de 2015 e 2016). Disponível em: <http://www.tcm.sp.gov.br/relatorios/AnualFiscalizacao/ anualfiscalizacao.html.
______. Lei Orçamentária Anual do Município de São Paulo para 2015. Lei nº 16.099 de 2014. Disponível em: <http://orcamento.prefeitura.sp.gov.br/ orcamento/uploads /2015/lei16099.pdf> Acesso em: 16 nov. 2015.

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